Influencia de la sociedad brasileña en la educación contemporánea: génesis internacional y condiciones históricas

Autores/as

Palabras clave:

Educación, Sociedad Brasileña, Monumentos históricos, Equidad, Emancipación

Resumen

El estudio busca investigar cómo la formación histórica de la sociedad brasileña ha impactado la estructura educativa contemporánea, analizando su evolución desde la colonización hasta los desafíos actuales y considerando la influencia de los estudios internacionales. Utilizando un enfoque cualitativo y descriptivo respaldado por fuentes bibliográficas y documentales, se examinaron las dinámicas sociales, políticas y económicas que moldearon la trayectoria educativa del país. Los resultados muestran cómo las políticas de austeridad y los intereses económicos internacionales han contribuido a la perpetuación de las desigualdades estructurales, restringiendo el acceso universal a la educación como derecho social. A pesar de los avances impulsados ​​por los movimientos sociales, persisten importantes barreras para la consolidación de un sistema educativo equitativo y transformador. Se concluye que las estrategias inclusivas y las sólidas inversiones públicas son cruciales para superar los desafíos históricos y fortalecer la educación como eje central para promover la emancipación social.

Biografía del autor/a

Deuzilene Pereira da Cunha, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT/UFPI. Graduada em Pedagogia-Magistério e Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente, atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Piauí e como professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEDUC-PI). Além disso, leciona matemática no ensino médio do Piauí e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor permanente e subcoordenador (2022-2025) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) vinculado ao CCHL - Centro de Ciências Humanas e Letras (Teresina-PI). Doutorado em Educação (UFRJ); mestrado em Controladoria e Administração (UFC); especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); Graduação em Administração (FACE - Fortaleza). Atuou por 30 anos na iniciativa privada, em bancos e seguradoras. Atuou como gerente regional e gerente comercial, respectivamente, nas corretoras de seguros da CAIXA e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Há 10 (dez) anos é professor formador do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores. Foi membro docente junto ao CEPEX e CONSUN pelo Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos) no período 2011/2012. Foi Coordenador do Curso de Administração do Campus Picos. Foi coordenador do Curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) em dois mandatos: julho de 2016 a julho de 2018 e de agosto de 2018 a agosto de 2020. Foi membro representante docente do CAFS junto ao CONSUN - Conselho Universitário, CEPEX - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CAMEN - Câmara de Ensino, ligada à PREG - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e CAMEX - Câmara de Extensão (PREXC). Foi, por 02 (dois) anos, presidente da CPAD - Comissão Própria de Avaliação Docente, setorial Floriano. Foi designado presidente da CPAD (Campus Floriano/UFPI) a partir de julho de 2023. Foi membro efetivo da CPA - Comissão Própria de Avaliação, setorial Floriano. Foi professor da Rede E-TEC por 2 (dois) anos, vinculado ao Colégio Técnico de Floriano, polo Guadalupe (PI). É membro do CAT - Comitê de Assessoramento Técnico Científico da PROPESQI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Foi, por 04 (quatro) anos, membro do Comitê Interno do PIBEX - Programa Institucional de Bolsas de Projetos e Programas de Extensão, vinculado à PREXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Foi Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (carga horária de 450 horas), turma I. Possui Projetos de Pesquisa em vigência. É o representante do Estado do Piauí junto à ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (biênio 2018-2019 e biênio 2020-2021). Atua como Elaborador de Itens para o BNI - Banco Nacional de Itens do ENADE (INEP-MEC) desde 2018. Foi membro titular do Conselho Curador (2019-2021) da FADEX - FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E INOVAÇÃO. Desde 2018 é parecerista de trabalhos submetidos ao SEMEAD (PPGA/FEA/USP). Desde 2016 é parecerista de trabalhos submetidos ao ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, promovido pela ANGRAD. É Coordenador do tema 2 – Empreendedorismo, Startups e Inovação do ENANGRAD 2023. É líder de tema do EGEPE. É líder de tema do EIGEDIN. É líder do tema 11 – Educação para o Empreendedorismo na divisão ITE – Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, triênio 2022-2024 da ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. É moderador de sessões científicas do ENANGRAD, EIGEDIN, ENGEMA. Foi editor adjunto do dossiê Políticas Públicas de Estímulo ao Empreendedorismo, publicado pela RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo. Foi Coordenador de Estágio Obrigatório (2020-2021) do Curso de Administração do CAFS/UFPI, reconduzido por mais um ano (2021-2022). É membro efetivo da ANPAD e da ANEGEPE. Realiza pesquisas no campo do Empreendedorismo (econômico, social, institucional e educacional); Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Currículo; Competências Docentes; Relações do Trabalho; Motivação, Gestão de Pessoas, Gestão e Políticas Públicas; Educação, Estado e Sociedade; Transformações Sociais; Capitalismo e Políticas Públicas; Direitos Sociais e Cidadania. Bolsista de Produtividade CNPq (2024-2027).

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Publicado

2025-11-29

Número

Sección

Artigos (fluxo contínuo)