PROCESSOS DE MEDIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO
Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Mediação.Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar estudos sobre os processos mediacionais ocorridos no ambiente escolar, com foco na alfabetização e no letramento nos anos iniciais, por meio de uma revisão bibliográfica. As buscas ocorreram nas plataformas BDTD, SciELO e CAPES, usando os descritores “mediação pedagógica ou professor mediador”, “alfabetização ou letramento” e “anos iniciais do ensino fundamental”. Buscou-se fundamentar-se nos estudos de Magda Soares, Vygotsky e outros. Os estudos analisados destacam possibilidades de aprendizagem associadas à mediação nos processos de alfabetização e de letramento. Os resultados evidenciam a relevância das mediações realizadas tanto por professores quanto por meio de instrumentos pedagógicos na apropriação do conhecimento. Conclui-se que os processos de mediação contribuem para que os estudantes compreendam a importância do letramento e interajam de forma mais reflexiva com os textos, entendendo sua função social e sua aplicação nos contextos sociais.
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