PROCESOS DE MEDIACIÓN EN EL APRENDIZAJE DE LA LECTURA Y LA ESCRITURA: POSIBILIDADES EN LA ALFABETIZACIÓN Y LETRAMENTO

Autores/as

Palabras clave:

Alfabetización. Letramento. Mediación.

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo analizar estudios sobre procesos de mediación en el ambiente escolar, con enfoque en alfabetización y letramento en los primeros años, por medio de una revisión bibliográfica. Las búsquedas se realizaron en las plataformas BDTD, SciELO y CAPES, utilizando los descriptores “mediación pedagógica o profesor mediador”, “alfabetización o letramento” y “primeros años de la escuela primaria”. La investigación se basó en estudios de Magda Soares, Vygotsky y otros. Los estudios analizados destacan las posibilidades de aprendizaje asociadas a la mediación en los procesos de alfabetización y letramento en los primeros años. Los resultados evidencian la relevancia de las mediaciones, realizadas tanto por profesores como por medio de las herramientas pedagógicas en la apropiación de los conocimientos de lectura y escritura. Se concluye que los procesos de mediación ayudan a los alumnos a comprender la importancia del letramento y a interactuar de forma más reflexiva con los textos, comprendiendo su función social y su aplicación en contextos sociales.

Biografía del autor/a

Juliana Lourenço, Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu - PR (PPGEn/ UNIOESTE). Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. Possui especialização em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Educacional, Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia. Atualmente é Professora dos anos iniciais do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e trabalho docente (GEPEMTD). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor em Ciências - Área de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP e Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP . Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Saúde Pública em Região de Fronteira - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Atua como pesquisador na Universidade de São Paulo-USP e, é professor - pesquisador (Associado - B) na Graduação e Pós-graduação (Stricto Sensu) na Unioeste, nas disciplinas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (graduação) e Estudos Epidemiológicos (Pós-graduação). Professor Visitante na Universidad Nacional de Misiones - Argentina (Maestría en Salud Pública y Enfermedades Transmisibles). Foi Bolsista pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). Desenvolve suas atividades no campo da Saúde Pública, com foco em Epidemiologia, atuando principalmente nos temas a seguir: Métodos Epidemiológicos, Pesquisa Operacional em Saúde e Epidemiologia de Doenças Transmissíveis Emergentes e Reemergentes em região de fronteira internacional. Tem experiência de campo, pesquisa e ensino em tuberculose, hanseníase, Covid-19, Atenção Primária em Saúde e vigilância epidemiológica.

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Publicado

2025-12-12

Número

Sección

Seção temática 2025: literacias