PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS:

LETRAMENTO DIGITAL E APLICAÇÃO DA IA

Autores

Palavras-chave:

Letramento Digital, Inteligência Artificial, Práticas Pedagógicas, Professor

Resumo

Neste artigo, o objetivo é averiguar as tendências quanto à inserção da IA nas práticas pedagógicas na opinião de professores do ensino superior no estado de São Paulo. Para isso, fundamenta-se em estudos contemporâneos sobre saberes docentes, letramento digital, multilinguagens, tecnologias digitais e Inteligência Artificial (IA). A pesquisa realizada tem abordagem quantitativa e descritiva, com método survey junto aos professores. A amostra utilizada foi definida por conveniência, composta por 83 professores de instituições públicas e privadas do ensino superior do estado de São Paulo, Brasil. A análise foi realizada com estatística descritiva e teste não-paramétrico. O resultado evidenciou que existem divergências entre as tendências dos professores quanto a aplicação da IA e TICs em suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Denise Maria Martins, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora em Administração (USCS), Mestre em Administração, bacharel em Estatística, MBA em Artificial Intelligence & Machine Learning e Especialização em Engenharia da Qualidade e Docência do Ensino Superior com experiência de 23 anos no setor automobilístico e com 15 anos na Educação Superior.  Atualmente vinculada a Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS no programa Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na linha de pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação.

Rosália Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo; Pós-doutora em Ciências da Comunicação, pela ECA- USP. É professora e pesquisadora do programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (UPEP), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), área de concentração; Educação e Trabalho. Atua na Linha de Pesquisa: Formação do Formador, no Projeto de Pesquisa: Saberes e Trabalho Docente.

Fernanda Castilho, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade de Coimbra (Portugal) (bolsa Capes-exterior). Com pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) (bolsa CNPq). Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela PUC-Campinas. Professora do Mestrado Profissional em Produção de Conteúdo Multiplataforma (PPGPCM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora permanente nos cursos de graduação da Fatec Barueri (CEETEPS).

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Tecnologia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS). Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM .Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS. Membro acadêmico do Athens Institute for Education and Research (ATINER) nas unidades de Educação e Línguas e linguística .Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza  (CEETEPS).

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Publicado

12-12-2025

Edição

Seção

Seção temática 2025: literacias