Letramento em Diferentes Instâncias Socializadoras: um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Letramento, Trajetória, Políticas Públicas

Resumo

O artigo objetiva analisar, em diferentes momentos da trajetória de formação de uma professora dos anos iniciais, de que modo instâncias socializadoras distintas, marcadas pela presença (ou ausência) de eventos de letramento, em suas relações com outras dimensões sociais, atuaram como condições favoráveis à sua atuação profissional. Com base na pesquisa qualitativa, privilegiamos a metodologia do estudo de caso, realizando a análise de narrativas, legislação, documentos pessoais e institucionais. Nos resultados, identificamos que a família, o rádio, a escola e o trabalho, graças à ação de sujeitos mediadores e ao papel ocupado pela palavra escrita, favoreceram a construção de uma trajetória escolar longeva e bem-sucedida. Constatamos ainda que, durante o seu processo de escolarização, houve uma ampliação do acesso à educação por meio de políticas públicas e foram desenvolvidos programas sociais e educacionais, fundamentais para os deslocamentos em seu processo de formação. 

Biografia do Autor

Andréa Tereza Brito Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Andréa Tereza Brito Ferreira é Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Educação e doutora em Sociologia pela UFPE, é pós-doutora pela Université Paris VIII, França, e pela Universidade Federal de Minas Gerais. Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2247700805465174

Ana Maria de Oliveira Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Maria de Oliveira Galvão é Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra e doutora em Educação pela UFMG, pós-doutora pela Universidade Federal de Pernambuco, realizou programas de professor visitante sênior na Northern Illinois University, Estados Unidos, e na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6102383021147824

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Publicado

12-12-2025

Edição

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Seção temática 2025: literacias