A LITERATURA INFANTOJUVENIL APLICADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS – PERSPECTIVAS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Literatura., Aprendizado.

Resumo

A sequência didática (SD) em questão, foi produzida a partir do livro de Literatura infantojuvenil “Pequenos Cientistas: Viaje no mundo das células”, que envolveu alunos matriculados no 5º e 6º ano de Ensino Fundamental, teve como objetivo proporcionar acesso à leitura, fortalecimento de conceitos, interdisciplinaridade e plasticidade curricular. Ocorreu a partir da leitura de capítulos do livro, releitura do material, e produção de cards. Notou-se que as SD servem como recurso pedagógico para o ensino de Ciências, para despertar o hábito de leitura, auxiliar a plasticidade do currículo, propor novas contextualizações, descobertas e desenvolver a alfabetização científica. Se for trabalhada com base em obras literárias irá fortalecer a leitura e desenvolver leitores, pois acreditamos veementemente que a leitura favorece a aprendizagem, a escrita e a cognição entre diferentes saberes.

Biografia do Autor

Cisnara Pires Amaral, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Bióloga, possui Graduação em Ciências e Licenciatura Plena pela Universidade da Região da Campanha (1996), Pós- Graduação em Tecnologia Ambiental e no Ensino de Bioltecnologia (UFN), possui MBA em Gestão Ambiental. Possui Mestrado em Tecnologia Ambiental (UNISC-2016). É Doutoranda do PPGPs Promoção de Saúde (UNISC), Bolsista capes e integrante do grupo de pesquisa em Promoção da Saúde e Bem-Estar. Atualmente é professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, trabalhando nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina Veterinária. É coordenadora da Liga Acadêmica de Meio Ambiente e Saude LiASM). Desenvolve projetos com ênfase nos seguintes temas: aprendizagem, genética, jogos interativos, prevenção primária, meio ambiente, educação e promoção da saúde. É escritora e tem 5 livros de literatura infantojuvenil publicados.

Eliane Quincozes Porto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (2020-2024), PPGECIMAT, desenvolveu pesquisa sobre Aprendizagem Docente e Transtorno Específico da Aprendizagem Matemática: Discalculia. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), PPGEPT, com pesquisa na Formação de Professores para a EPT, investigação acerca do Imaginário Social e Narrativas Docentes. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade do Alto Uruguai e das Missões (2001), com a pesquisa intitulada O lugar do desejo no processo de aprendizagem. Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993). Atuou como docente nas redes pública (municipal e estadual) e privada do município de Santiago - RS (1994 - 2015). Docente de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (2015 - atual). Pesquisadora dos campos Ensino, Educação, Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva e Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Tem interesse em pesquisas relacionadas à Práticas de Ensino na EBTT, Aprendizagem Docente, Ensino de Matemática, Educação Especial/AEE, Inclusão Escolar na EBTT e Transtornos Específicos da Aprendizagem Matemática. Membra dos grupos Magma: Estudos e pesquisas na formação inicial e continuada de professores (IFFar, Campus Jaguari) e do GEPEIDH: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva e Direitos Humanos (UFPE, Campus Agreste). 

Iane de Cácia Lencini do Nascimento, Universidade Franciscana

Atualmente é mestranda na Universidade Franciscana, Santa Maria / RS, com a Linha de Pesquisa em Formação de Professores, no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Na Rede Estadual de Ensino atua como Orientador Educacional, e também desempenhou atividades como: professora da Educação Básica, coordenadora pedagógica e vice-diretora. Atuou como coordenadora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, por 19 anos, no Colégio Medianeira- Rede Verzeri, em Santiago, bem como, professora do Curso Normal, no mesmo educandário, por 10 anos. Na área de Gestão Pedagógica desenvolveu atividades referente ao gerenciamento dos processos pedagógicos: metodologias ativas, planejamento, avaliação, formação/motivação de professores, interdisciplinaridade, inclusão, e gerenciamento de sala de aula. Atuou como professora do Curso de Pedagogia na Universidade Regional Integrada - URI, Campus Santiago/RS e Secretária de Educação no Município de Capão do Cipó/RS, no período de emancipação do mesmo.

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Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção temática 2025: literacias