LITERATURA INFANTIL APLICADA A LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS – PERSPECTIVAS DESDE UMA SECUENCIA DIDACTICA

Autores/as

Palabras clave:

Enseñanza. Literatura. Aprendizaje.

Resumen

La secuencia didáctica (SD) en cuestión, se hizo a partir del libro de Literatura Infantil y Juvenil “Pequenos Cientistas: Viaje no mundo das células”, que envolvió alumnos matriculados en el quinto y sexto años de la Enseñanza Fundamental, tuvo como objetivo ofrecer acceso a la lectura, fortalecimiento de conceptos, interdisciplinaridad y plasticidad curricular. Ocurrió a partir de la lectura de capítulos del libro, relectura del material y producción de tarjetas. Se notó que las SD sirven como recurso pedagógico para la enseñanza de Ciencias, para despertar el hábito de lectura, auxiliar la plasticidad del currículo, proponer nuevas contextualizaciones, descubiertas y desarrollar la alfabetización científica. Se fuera trabajada con base en obras literarias irá fortalecer la lectura y desarrollar lectores, puesto que creemos vehementemente que la lectura favorece el aprendizaje, la escrita y la cognición entre distintos saberes.

Biografía del autor/a

Cisnara Pires Amaral, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Bióloga, possui Graduação em Ciências e Licenciatura Plena pela Universidade da Região da Campanha (1996), Pós- Graduação em Tecnologia Ambiental e no Ensino de Bioltecnologia (UFN), possui MBA em Gestão Ambiental. Possui Mestrado em Tecnologia Ambiental (UNISC-2016). É Doutoranda do PPGPs Promoção de Saúde (UNISC), Bolsista capes e integrante do grupo de pesquisa em Promoção da Saúde e Bem-Estar. Atualmente é professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, trabalhando nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina Veterinária. É coordenadora da Liga Acadêmica de Meio Ambiente e Saude LiASM). Desenvolve projetos com ênfase nos seguintes temas: aprendizagem, genética, jogos interativos, prevenção primária, meio ambiente, educação e promoção da saúde. É escritora e tem 5 livros de literatura infantojuvenil publicados.

Eliane Quincozes Porto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (2020-2024), PPGECIMAT, desenvolveu pesquisa sobre Aprendizagem Docente e Transtorno Específico da Aprendizagem Matemática: Discalculia. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), PPGEPT, com pesquisa na Formação de Professores para a EPT, investigação acerca do Imaginário Social e Narrativas Docentes. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade do Alto Uruguai e das Missões (2001), com a pesquisa intitulada O lugar do desejo no processo de aprendizagem. Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993). Atuou como docente nas redes pública (municipal e estadual) e privada do município de Santiago - RS (1994 - 2015). Docente de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (2015 - atual). Pesquisadora dos campos Ensino, Educação, Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva e Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Tem interesse em pesquisas relacionadas à Práticas de Ensino na EBTT, Aprendizagem Docente, Ensino de Matemática, Educação Especial/AEE, Inclusão Escolar na EBTT e Transtornos Específicos da Aprendizagem Matemática. Membra dos grupos Magma: Estudos e pesquisas na formação inicial e continuada de professores (IFFar, Campus Jaguari) e do GEPEIDH: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva e Direitos Humanos (UFPE, Campus Agreste). 

Iane de Cácia Lencini do Nascimento, Universidade Franciscana

Atualmente é mestranda na Universidade Franciscana, Santa Maria / RS, com a Linha de Pesquisa em Formação de Professores, no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Na Rede Estadual de Ensino atua como Orientador Educacional, e também desempenhou atividades como: professora da Educação Básica, coordenadora pedagógica e vice-diretora. Atuou como coordenadora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, por 19 anos, no Colégio Medianeira- Rede Verzeri, em Santiago, bem como, professora do Curso Normal, no mesmo educandário, por 10 anos. Na área de Gestão Pedagógica desenvolveu atividades referente ao gerenciamento dos processos pedagógicos: metodologias ativas, planejamento, avaliação, formação/motivação de professores, interdisciplinaridade, inclusão, e gerenciamento de sala de aula. Atuou como professora do Curso de Pedagogia na Universidade Regional Integrada - URI, Campus Santiago/RS e Secretária de Educação no Município de Capão do Cipó/RS, no período de emancipação do mesmo.

Citas

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Publicado

2025-12-11

Número

Sección

Seção temática 2025: literacias