Literatura e educação: conexões e direitos

Autores

Palavras-chave:

Direito à Educação. Educação de Qualidade. Direito à Leitura. Direito à Literatura.

Resumo

O direito humano à educação inclui acesso, permanência e qualidade dos serviços. Elementos essenciais sustentam um sistema educacional de qualidade, e o direito à leitura é inalienável, devendo ser garantido a todos os estudantes da rede pública. Este artigo discute a importância da leitura de literatura como direito e pilar da qualidade educacional e o papel da escola como a principal formadora e incentivadora de leitores. Dessa forma, apresenta a experiência da prática de leitura literária desenvolvida em uma escola pública federal, analisada à luz do embasamento teórico. Conclui-se que a formação de leitores de literatura é bem-sucedida quando há uma boa proposta, profissionais preparados e incentivo à participação dos estudantes e que os cidadãos que exercem seu direito de leitura de literatura têm seu desenvolvimento emocional e intelectual enriquecidos.

Biografia do Autor

Fernanda Gonçalves Doro, Universidade Católica de Petrópolis (UCP-RJ)

Graduada em Letras pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP-RJ). É professora dos anos iniciais da rede municipal de educação de Juiz de Fora (MG).

Cintia Chung Marques Corrêa, Universidade Católica de Petrópolis (UCP-RJ)

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP/RJ), Brasil. Professor Assistente da Universidade Católica de Petrópolis (UCP/RJ), Brasil

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Publicado

28-11-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)