Ecologia de saberes nos currículos escolares

Contribuições para a diversidade na escola

Autores

Palavras-chave:

ecologia de saberes, currículos em rede, justiça cognitiva

Resumo

O presente artigo, inspirado na defesa da justiça cognitiva, aborda as relações dos currículos escolares convencionais com a reiterada produção de uma monocultura do saber que exclui, ignora e invisibiliza as demais formas de produção do conhecimento, provocando um desperdício de experiências nas salas de aula. Em contraposição ao império cognitivo da ciência moderna na educação escolar, defende-se a desmonumentalização dos currículos convencionais através da prática da ecologia de saberes, da educação popular e dos currículos em rede, um conjunto de aprendizagens coletivas que visam criar partilhadamente e partilhar criativamente o conhecimento, rumo não à uma competição contra os demais e sim ao encontro com eles.

Biografia do Autor

Fábio André Diniz Merladet, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Fábio A. D. Merladet é doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pelo CES da Universidade de Coimbra e graduado em Ciências Sociais pela UFMG. Atuou como pesquisador no Projeto ALICE (CES-UC) e em núcleos de pesquisa da UFBA, UNIRIO e UNEB, com foco em educação, currículos e epistemologias subalternas.

Referências

ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

APFFEL-MARGLIN, Frédérique. Introduction: Rationality and the World”. In: APFFEL-MARGLIN F.; MARGLIN S. Decolonizing Knowledge: From Development to Dialogue. Oxford: Clarendon Press. 1996.

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

APPLE, Michael. Educação e poder. São Paulo: ArtMed, 2002.

BOFF, Leonardo. Ecologia: Grito da Terra, Grito dos Pobres. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

BOWEN, Margarita. The ecology of knowledge: linking the natural and social sciencies. Geoforum, 16, 2, 213-225, 1985.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Entre Paulo e Boaventura: algumas aproximações entre o saber e a pesquisa. Proposta, 113, 38-53, 2007.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2006.

BUARQUE, Cristovam. Uma ideia de Universidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1986.

CARVALHO, José Jorge de. Los estudios culturales en América Latina: interculturalidad, acciones afirmativas y encuentro de saberes. Tabula Rasa, 12, 229-251, 2010.

CARVALHO, José Jorge de. A prática da extensão como resistência ao eurocentrismo, ao racismo e à mercantilização da universidade. Série Antropologia, 363, 2-26, 2004.

CARVALHO, José Jorge de; FLÓREZ, Juliana. Encuentro de saberes: Proyecto para decolonizar el conocimiento universitario eurocéntrico. Nómadas, 41, 131-147, 2014.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Decolonizar la Universidad: La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: Santiago Castro-Gómez; Ramón Grosfoguel (orgs.), El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.

FABIAN, Johannes. Time and the Other: How Anthropology Makes its Object. Nova Iorque: Columbia University, 1983.

FALS BORDA, Orlando e MORA-OSEJO, Luis Eduardo. La superación del Eurocentrismo: Enriquecimiento del saber sistémico y endógeno sobre nuestro contexto tropical. Pólis, 7, 1-10, 2004. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/ articulo/2798838.pdf. Acessado em: 20/02/2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Solidariedade. São Paulo: Paz e Terra. 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011 [1968].

FREIRE, Paulo e FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. São Paulo: Paz e Terra, 1985.

GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraços. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2017.

GALEANO, Eduardo. Entrevista com Eduardo Galeano na acampada de Barcelona. 2012. Disponível em: https://movimentodesocupa.wordpress.com/2012/01/25/eduardo galeano. Acessado em: 23/03/2024.

GENTILI, Pablo et al. Pedagogia da Exclusão: Crítica ao neoliberalismo em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

GESSER, Veronica. A evolução histórica do currículo: dos primórdios à atualidade. Contrapontos, nº 4, 69-81, 2002.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos da economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS B. de S.; MENESES M. P. (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina. 2009.

HERRERA, Ramón Vera. La noche estrellada: La formación de constelaciones de saber. Chiapas, 5, 75- 95, 1997.

FANON, Franz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008 [1952].

LYRA FILHO, Roberto. O que é direito. São Paulo: Brasiliense, 1995.

LUGONES, María. Hacia metodologías de la decolonialidad. In: Xochitl Leyva et al. (orgs.), Conocimientos y prácticas políticas: reflexiones desde nuestras prácticas de conocimiento situado. Chiapas: CIESAS, 2011. Disponível em: http://www.ceapedi.com.ar/imagenes/ biblioteca/libreria/320.pdf. Acessado em: 15/02/2024.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Contribuições de Boaventura de Sousa Santos para a reflexão curricular: princípios emancipatórios e currículos pensadospraticados. Revista e-Curriculum, v. 8, n. 2, 1-22, 2012. Disponível em: www.redalyc.org/articulo.oa?id= 76623546004. Acesso em 10/08/2023.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/ sentir o mundo. Revista Educação e Sociedade, v. 28, n. 98, 47-72, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/z6FSLxXRZqCPMZ64hmkcnRq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 19/11/2023.

REIS, Leonardo Rangel dos. Proposições de currículo em rede: valorização das experiências limiares e dos saberes como rizoma. Inter-Legere, 21, 157-172, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1982-1662.2017v1n21ID13513. Acesso em: 03/06/2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. The end of the cognitive empire: the coming of age of epistemologies of the South. Durham: Duke University Press, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 78, 3-46, 2007. Disponível em: www.ces.uc.pt/bss/documentos/Para_alem_do_pensamento_abissal_RCCS78.PDF. Acesso em: 15/05/2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro do Fórum Social Mundial: o trabalho da tradução. Revista del Observatorio Social de América Latina, 15, 77-90, 2004. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/41494/1/O%20futuro%20do%20F%C3%B3rum%20Social%20Mundial.pdf. Acesso em: 15/05/2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, 237-280, 2002. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Sociologia_das_ausencias_RCCS63.PDF. Acesso em: 15/05/2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Towards a New Common Sense. Law, science and politics in the paradigmatic transition. Nova Iorque: Routledge, 1995.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Introdução. In: SANTOS B. de S.; MENESES M. P. (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula; NUNES, João Arriscado. Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. In: Santos B. de S. (org.). Semear outras soluções: Os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SODRÉ, Muniz. (entrevistado por Regiany Silva e Patricia Gomes). A escola deveria incorporar a ecologia de saberes. Revista Fórum, 2014. Disponível em: https://revistaforum.com.br/noticias/a-escola-deveria-incorporar-a-ecologia-dos-saberes. Acesso em: 10/06/2022.

SOUSA JÚNIOR, José Geraldo de (org.). O Direito Achado na Rua. Brasília: Editora UnB, 1990.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

STENGERS, Isabelle. Introductory notes on an ecology of practices. Cultural Studies Review, v. 11, n. 1, 183-196, 2005.

STENGERS, Isabelle. Cosmopolitiques. Paris: La Découverte, 1996.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, colonialidad y educación. Revista Educación y pedagogia, 19, 48, 25-35, 2007.

Downloads

Publicado

24-04-2025

Como Citar

André Diniz Merladet, F. (2025). Ecologia de saberes nos currículos escolares: Contribuições para a diversidade na escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11388

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)