“Tive medo, mas como o tempo fui driblando os obstáculos": narrativa e constituição identitária docente
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240012Palavras-chave:
Identidade profissional docente, Desenvolvimento profissional de professores, Profissionalização docenteResumo
Temos o entendimento de que as experiências vividas podem se configurar em uma potente fonte de aprendizagem e de desenvolvimento; bem como que a narrativa delas é fundamental para nossa constituição como seres e para a construção de nossas identidades. Partindo de tais premissas, entre outras, trazemos no presente artigo um substrato da investigação, em andamento, que envereda pelos caminhos da pesquisa narrativa, desenvolvida de forma coletiva, no âmbito do Grupo de Pesquisa XXX, que tem como objetivo principal compreender as características constituintes da identidade e profissionalidade docente, envolvendo aspectos da formação e do desenvolvimento profissional em diferentes níveis de ensino, com a produção dos dados realizada com o uso de cartas. Nesse cenário, a discussão ora trazida apresenta as impressões coletadas com uma das participantes do estudo em pauta, que nos permitiu refletir sobre as vicissitudes da carreira docente, os seus altos e baixos, o confronto entre a idealização e a realidade, as conquistas e as angústias da profissão, assim como os caminhos, por vezes tortuosos, que são trilhados até a estabilização profissional.
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