“Tive medo, mas como o tempo fui driblando os obstáculos": narrativa e constituição identitária docente

Autores

Palavras-chave:

Identidade profissional docente, Desenvolvimento profissional de professores, Profissionalização docente

Resumo

Temos o entendimento de que as experiências vividas podem se configurar em uma potente fonte de aprendizagem e de desenvolvimento; bem como que a narrativa delas é fundamental para nossa constituição como seres e para a construção de nossas identidades. Partindo de tais premissas, entre outras, trazemos no presente artigo  um substrato da investigação, em andamento, que envereda pelos caminhos da pesquisa narrativa, desenvolvida de forma coletiva, no âmbito do Grupo de Pesquisa XXX, que tem como objetivo principal compreender as características constituintes da identidade e profissionalidade docente, envolvendo aspectos da formação e do desenvolvimento profissional em diferentes níveis de ensino, com a produção dos dados realizada com o uso de cartas. Nesse cenário, a discussão ora trazida apresenta as impressões coletadas com uma das participantes do estudo em pauta, que nos permitiu refletir sobre as vicissitudes da carreira docente, os seus altos e baixos, o confronto entre a idealização e a realidade, as conquistas e as angústias da profissão, assim como os caminhos, por vezes tortuosos, que são trilhados até a estabilização profissional.

Biografia do Autor

Sílvia Adriana Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Ajunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus de Três Lagoas.

Vera Luísa Sousa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  (UFMS) - Campus de Três Lagoas.

 

Alberto Albuquerque Gomes

Doutor em Educação. Professor aposentado do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da FCT/Unesp. 

Leandro Aparecido de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduado em Letras. Doutor em Educação.Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Presidente Prudente.

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Publicado

18-08-2024

Como Citar

Rodrigues, S. A., Sousa, V. L., Gomes, A. A., & Souza, L. A. de. (2024). “Tive medo, mas como o tempo fui driblando os obstáculos": narrativa e constituição identitária docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11208. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11208

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Artigos