A Terceirização do Ensino Profissional e Técnico de Nível Médio no Brasil a partir da Reforma de 2017
Palavras-chave:
Ensino Profissional, Reforma do Ensino Médio, Currículo, Trabalho e EducaçãoResumo
A educação dos jovens vivencia reformas constantes que geram questionamentos sobre suas intencionalidades reais. Este artigo objetiva desvelar as funções das alterações curriculares realizadas a partir de 2017 no Ensino Médio brasileiro, em sua relação com os interesses do capital mundializado. Para isso, é exigida a análise das condições estruturais da sociedade, o que é possível por meio do materialismo histórico. O estudo bibliográfico e documental é qualitativo, e se ampara nas reformas em vigor, Leis n° 13.415/2017 (BRASIL, 2017) e nº 14.945/2024 (BRASIL, 2024). O resultado aponta que essas alterações reforçam as formas desiguais de incorporação dos jovens ao trabalho, e que as mudanças implantadas são parte de um projeto mais amplo, que visa à mercantilização e à privatização do Ensino Médio e Profissional. Elas são expressões concretas de um modelo educacional utilitarista e restrito, que promove a terceirização do ensino público a partir das Parcerias Público-Privadas e da Educação a Distância, possibilidades que fragmentam o conhecimento e implicam diretamente na experiência formativa.
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