Os sentidos do ser professor
Résumé
A preocupação com a identidade do professor tem sido objeto de inúmeros estudos na última década. Tais estudos buscam ressignificar as funções clássicas da escola e o papel do professor, com vistas a proporcionar ao aluno uma formação que o capacite a enfrentar os desafios que lhe são postos na contemporaneidade. A realidade, porém, não se transforma apenas pela adoção de boas idéias, mas sim pela mudança das representações, atitudes, valores e da própria identidade dos atores. Assim, este estudo se propôs a identificar as representações da identidade docente de professores da rede pública de ensino fundamental do Rio de Janeiro Optou-se pela abordagem estrutural da representação social proposta por Abric, com utilização de um teste de associação livre. Participaram do estudo 248 professores, 123 regentes de turmas do 1º segmento (1ª a 4ª séries) e 125 do 2º segmento (5ª a 8ª), do ensino fundamental. Os resultados indicaram diferenças significativas entre as representações dos dois grupos, refletidas nas configurações de seus núcleos centrais. No 1o segmento apenas um elemento -dedicação- aparece no núcleo central, enquanto no 2o destacam-se os termos dificuldades e luta. Assim, parece válido concluir que os professores do 1º segmento constróem o sentido do ser professor hoje em torno da idéia de dedicação, defendendo o núcleo tradicionalmente atribuído à função docente, enquanto para os do 2º segmento, ser professor hoje é lutar cotidianamente contra as inúmeras dificuldades que se interpõem entre ele e seus alunos.Téléchargements
Publié-e
2016-04-21
Comment citer
Alves-Mazzotti, A. J., Madeira, M. C., Wilson, T., Xavier, E. V., da Silva, E. M., Araujo, L., & Santos, F. (2016). Os sentidos do ser professor. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 1(1), 61–73. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1986
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Rubrique
Artigos