A construção das representações de professores do ensino fundamental
Resumo
Uma pesquisa anterior realizada com 248 professores do ensino fundamental do Rio de Janeiro sobre a representação social de ser professor indicou que o núcleo central dessa representação é bem diferente para professores 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental:: enquanto os primeiros ressaltam a idéia de dedicação, os últimos enfatizam as dificuldades e a luta. Considerando estes resultados, o presente estudo procurou compreender como estes significados são formados e mantidos. Foram feitas entrevistas com 60 professores do ensino fundamental de escolas públicas no Rio de Janeiro (30 em cada segmento), focalizando trajetórias profissionais, inserção social, grupos de referência, professores e autores que marcaram a formação e pratica docente dos entrevistados. Os resultados indicaram que as representações de ambos os grupos são ancoradas em suas representações do aluno. Mas, enquanto alunos do primeiro segmento são crianças, associadas à inocência, à docilidade e à fragilidade, os do segundo segmento são adolescentes, associados a rebelião e a delinqí¼ência.
The construction of social representations of teaching by
elementary school teachers: a psychosocial analysis
Abstract
A previous research on social representation of "being a teacher" constructed by 248 elementary school teachers indicated that the central nucleus for that representation was quite different to 1st to 5th and to 6th to 9th grade teachers: while the former group stressed the element dedication the latter chose difficulties and struggle. Considering these results, the present study tried to understand how these meanings are formed and maintained. Interviews with 60 public elementary school teachers (30 in each group) in Rio de Janeiro were done. The interviews focused on professional trajectories, social insertion, reference groups, as well as teachers and authors who marked the intervieweds" formation and teaching practice. Results indicated that the representations of both groups are anchored on their representation of the student. But, while students in the first grades are children, associated to innocence, docility and fragility, those in the second group are adolescents, associated to rebellion and delinquency.
Key words: Objectification. Anchorage. Teachers" work. Elementary school practices
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.