“Quando me chamaram para reger aquela orquestra, eu estava me tremendo toda”: multiletramento musical no 1 ° ano do Ensino Fundamental

Auteurs-es

Mots-clés :

Alfabetização. Multiletramentos. Multiletramento Musical. Música. Ensino Fundamental.

Résumé

Este artigo investiga quais sentidos os multiletramentos podem assumir no processo de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental quando mediados pela educação musical. A pesquisa foi realizada em 2023, em uma turma de 1º ano da Escola Municipal Professor Paulo de Almeida Campos, em Niterói-RJ. O objetivo foi compreender como os multiletramentos podem potencializar a alfabetização, promovendo múltiplas linguagens, práticas dialógicas e vínculos com o cotidiano sociocultural dos estudantes. Como fundamentos, adotamos os multiletramentos e a pesquisa com a experiência, utilizando conversas com os estudantes, produções textuais e artísticas, além de registros fotográficos e audiovisuais. Os resultados indicam que a experiência rompeu com práticas transmissivas, favorecendo autoria, escuta ativa e protagonismo infantil. Concluímos que os multiletramentos mediados pela música fortalecem processos formativos e constituem um caminho promissor para formar sujeitos críticos, criativos e participativos.

Bibliographies de l'auteur-e

Luciana da Silva Santos Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. É Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental I e Pedagoga da Rede Municipal de Niterói/RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Magistério, Orientação Educacional, Supervisão e Planejamento.

Felipe Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA) /AFYA-UNIGRANRIO

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde- (PPGECS/AFYA-UNIGRANRIO). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (GPEC/CNPq). É Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ.

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Publié-e

2025-12-12

Numéro

Rubrique

Seção temática 2025: literacias