A evolução dos debates públicos: da Ágora grega às redes sociais

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Mots-clés :

Participação cidadã, Plataformas digitais, Esfera pública

Résumé

Este artigo investiga a transformação dos espaços de debate público, da Ágora Grega às redes sociais contemporâneas, com base na teoria da Esfera Pública de Jürgen Habermas. Parte da problemática de como as tecnologias digitais e as dinâmicas sociais recentes têm reconfigurado as formas de deliberação e participação cidadã, levantando questões sobre a qualidade e a inclusão nos atuais ambientes de discussão pública. A análise, de natureza qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica, examina as mudanças nas práticas discursivas ao longo da história e suas implicações sociais, culturais e políticas. Os resultados indicam que, embora as plataformas digitais ampliem o acesso ao debate público, elas também impõem novos desafios à construção de uma esfera pública democrática, como a fragmentação discursiva e a disseminação de desinformação. O estudo conclui que compreender essas transformações é essencial para promover uma esfera pública mais inclusiva, crítica e participativa na era digital.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Thereza Carolina Gonçalves Vieira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) e Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Especialista em Docência Universitária e Mestre em Educação, ambas pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Concluiu seu Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) (1991-1994), fez mestrado em Educação (1995-1998) e doutorado em Educação Escolar (2001-2005) pela mesma universidade. Fez doutorado sanduíche (2004) e pós-doutorado (2006-2007) na The Open University inglesa. Foi pesquisadora visitante do UCL Knowledge Lab do Instituto de Educação da University College London (2011-2012). É professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro desde 2009, onde ministra disciplinas sobre educação midiática.

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Publié-e

2025-12-23

Numéro

Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)