“ESCOLAS DO FUTURO” DE FLORIANÓPOLIS E LETRAMENTO DIGITAL
O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS NORMATIVOS?
Mots-clés :
Letramento Digital, Ensino Fundamental, Pesquisa Documental, Escola do FuturoRésumé
O objetivo deste artigo é analisar qual o conceito de Letramento Digital que fundamenta a política educacional que institui as “Escolas do Futuro” pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Para isto, recorrendo ao método da Análise de Conteúdo, analisamos os documentos relacionados a esta política educacional, articulando-os aos Projetos Político Pedagógicos - PPP - das quatro “Escolas do Futuro”. Constatamos que o conceito de Letramento Digital apresenta diferentes configurações: nos dois documentos publicados pela Secretaria Municipal de Educação e nos PPP(s) de duas Escolas do Futuro, Letramento Digital é considerado como uma das linguagens que serão desenvolvidas no intuito de formar indivíduos autônomos e críticos, enquanto que nos outros dois PPP(s) o conceito nem chega a ser mencionado. Diante disto, verifica-se a necessidade de promoção de ações, tanto práticas como teóricas que fundamentem as práticas educativas de maneira consciente, consistente e emancipatórias.
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