Pelo caminho da diversidade: a cultura brasileira representada em Chapeuzinho Vermelho e o Boto-cor-de-rosa e Cocarzinho Amarelo

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Mots-clés :

Chapeuzinho Vermelho. Literatura Infantojuvenil. Cultura Brasileira. Diversidade.

Résumé

O conto de fadas Chapeuzinho Vermelho ainda é uma das narrativas mais conhecidas no Ocidente e, ao longo do tempo, passou por diversas adaptações. Nesse viés, neste estudo, centralizamos a análise em duas narrativas - Chapeuzinho Vermelho e o Boto-cor-de-rosa, de Cristina Agostinho e Ronaldo Coelho, e Cocarzinho Amarelo, Yaguarê Yamã - que se inspiram na versão dos Irmãos Grimm (XIX), a fim de identificar e refletir sobre aproximações e distanciamentos com a obra “original”, assim como acerca de elementos contemporâneos e da cultura brasileira que as perpassam. Analisam-se as suas estruturas; os cenários; e a construção das personagens protagonistas, antagonistas e secundárias. As análises indicam que a estrutura da narrativa permanece nas adaptações, contudo, vários elementos foram adaptados ao contexto brasileiro, contemplando a diversidade cultural. Cumprem, assim, papel importante na formação de jovens leitores e na sociedade, promovendo a visibilidade de setores sociais.

Bibliographies de l'auteur-e

Márcia Tatiane Funke Dieter, Universidade Feevale

Licenciatura em Letras (Unisinos). Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Bolsista CAPES/PROSUC na Universidade Feevale.

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Doutora em Letras (UCS). Professora e Pesquisadora na Universidade Feevale.

Cláudia Gisele Masiero, Universidade Feevale

Doutora em História (PUCRS). Tutora EaD na Universidade Feevale.

Marinês Andrea Kunz, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras. Professora Pesquisadora na Universidade Federal da Paraíba - UFPA.

Références

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Publié-e

2025-02-21

Comment citer

Dieter, M. T. F. ., Volmer, L. ., Masiero, C. G., & Kunz, M. A. . (2025). Pelo caminho da diversidade: a cultura brasileira representada em Chapeuzinho Vermelho e o Boto-cor-de-rosa e Cocarzinho Amarelo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11649

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Rubrique

Educação e Direitos Humanos: a igualdade e a justiça social