Pelo caminho da diversidade: a cultura brasileira representada em Chapeuzinho Vermelho e o Boto-cor-de-rosa e Cocarzinho Amarelo

Authors

Keywords:

Chapeuzinho Vermelho. Literatura Infantojuvenil. Cultura Brasileira. Diversidade.

Abstract

The fairy tale Little Red Riding Hood is still one of the most well-known in the West and, over time, has undergone various adaptations. In this vein, this study focuses on the analysis of two narratives - Little Red Riding Hood and the Pink Dolphin, by Cristina Agostinho and Ronaldo Coelho, and Little Yellow Headdress, Yaguarê Yamã - which draw inspiration from the Brothers Grimm version (XIX), in order to identify and reflect on similarities and differences with the “original” work, as well as contemporary elements and Brazilian culture that permeate them. Their structures are analyzed, as well as the settings and the construction of the protagonist, antagonist and secondary characters. The analyses indicate that the structure of the narrative remains in the adaptations; however, several elements have been adapted to the Brazilian context, reflecting cultural diversity. Such works play important role in the education of young readers and society, promoting the visibility of social sectors.

Author Biographies

Márcia Tatiane Funke Dieter, Universidade Feevale

Licenciatura em Letras (Unisinos). Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Bolsista CAPES/PROSUC na Universidade Feevale.

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Doutora em Letras (UCS). Professora e Pesquisadora na Universidade Feevale.

Cláudia Gisele Masiero, Universidade Feevale

Doutora em História (PUCRS). Tutora EaD na Universidade Feevale.

Marinês Andrea Kunz, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras. Professora Pesquisadora na Universidade Federal da Paraíba - UFPA.

References

ADAM, J. M. Types de séquences textuelles élémentaires. Pratiques, Metz, v. 56, p. 54-79, 1987.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

AGOSTINHO, Cristina; COELHO, Ronaldo Simões. Chapeuzinho Vermelho e o Boto-cor-de-rosa. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BARTHES, Roland. Aula inaugural da cadeira de semiologia literária do colégio de França. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Editora Cultrix, 1977.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

BRENMAN, Ilan; PONDÉ, Luiz Felipe. Quem tem medo do lobo mau: o impacto do politicamente correto na formação das crianças. Campinas-SP: Papirus 7 Mares, 2019.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 28 jul. de 2023.

CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 2003.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 2002.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

CONTOS e lendas dos Irmãos Grimm. Tradução: Íside M. Bonini. São Paulo: Gráfica e Editora Edigrad S.A, 1986.

CORSO, Diana L.; CORSO, Mario. Fadas no divã. Org. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DANTAS, G. A arte de criar leitores. Reflexões e dicas para uma mediação eficaz. São Paulo: Senac, 2019.

DEBUS, Eliane. A escravização africana na literatura infanto-juvenil: lendo dois títulos. Currículo sem Fronteiras, Braga, v. 12, n. 1, p. 141-156, 2012. Acesso 18 jun 2023.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 13. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução: Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2008.

RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaise Petry. Interação e mediação de leitura literária para a infância. São Paulo: Global, 2011.

SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura Infantil Brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiânia: Cânone Editorial, 2008.

YAMÃ, Yaguapê. Cocarzinho Amarelo. Rio de Janeiro: Globinho, 2022.

VOLMER. L. Mostrar? Esconder? Seduzir? O papel do narrador em obras do PNBE 2010. 2015. 164f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil e o leitor. In: ZILBERMAN, Regina; MAGALHÕES, Lígia Cademartori (org.). Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1984 (p. 61 a 134).

Published

2025-02-21

How to Cite

Dieter, M. T. F. ., Volmer, L. ., Masiero, C. G., & Kunz, M. A. . (2025). Pelo caminho da diversidade: a cultura brasileira representada em Chapeuzinho Vermelho e o Boto-cor-de-rosa e Cocarzinho Amarelo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11649

Issue

Section

Educação e Direitos Humanos: a igualdade e a justiça social