Educação, tecnologias digitais e e-Cidadania: um olhar para os direitos humanos, formação crítica e democracia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.2025v220032

Mots-clés :

e-Cidadania, Tecnologias digitais na educação, Democracia, Direitos Humanos

Résumé

Este estudo foi desenvolvido a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão, reunindo as bibliografias e discussões desenvolvidas na disciplina intitulada “Democracia, formação de professores e tecnologias em contextos emergentes” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFG), na pesquisa “Qualidade e regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância”. Vincula-se às discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/CNPQ), com contribuições do projeto de extensão “Formação e Estudos em Educação e Democracia”. Tem por objetivo refletir sobre a importância das tecnologias digitais nos processos educacionais na perspectiva da formação humana e democrática no contexto da e-Cidadania para conscientizar sobre o uso crítico das tecnologias para a superação das desigualdades e para a justiça social. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica. Conclui-se que é imprescindível a formação para o uso crítico das tecnologias nos processos educacionais para reduzir as desigualdades e lutar por uma sociedade digital mais justa e igualitária, garantindo, assim, os direitos universais dos cidadãos.

Bibliographies de l'auteur-e

Larissa Mendes Medeiros, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação no programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Goiás (UFG), mestra em Engenharia de Edificações e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), bacharel em arquitetura e urbanismo (UNIC) e tecnóloga em desenvolvimento de sistema para internet (CEFET-MT). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ) e Pós-Doutora em Educação (UFMT). Professora do Curso de Pedagogia da UFG e atual coordenadora (2022-atual) do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância – GEaD/CNPq/UFG. Editora chefe da Revista EmRede (Unirede) e Editora Associada da RBPAE/Anpae. Foi coordenadora geral da Rede de pesquisa em Educação a Distância da região Centro-Oeste (CNPq, 2015-2018; 2019-2021) e atualmente é líder da Rede de Pesquisa em EaD Brasil, América Latina e Moçambique (Unirede, 2021-2024 e CNPq, 2023-2026). Coordenadora do GT -16 da Anped Centro - Oeste (2022-atual) e Coordenadora do Forpred- CO (2022-atual).

Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG) na linha pesquisa: Estado, Políticas e História da Educação. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/CNPQ). Servidor público, técnico administrativo em educação (TAE) - Administrador na UFG.

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Publié-e

2025-11-28

Numéro

Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)