Crianças, infâncias e pequenas cidades: o que dizem as pesquisas?

Auteurs-es

Mots-clés :

Infância. Criança. Pequenas cidades. Cidade Educadora. Pesquisa.

Résumé

O presente estudo realizou um mapeamento, através de revisão bibliográfica e de levantamento realizado na plataforma BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), da incidência, ou não, das investigações sobre a relação entre as crianças, as infâncias e as pequenas cidades nas pesquisas brasileiras. Buscamos responder quais os tamanhos de cidade têm sido privilegiados nos estudos, assim como seus enfoques temáticos e o modo como são compreendidas as infâncias e as cidades pequenas nessas investigações. Foi possível perceber que a maioria dos trabalhos são realizados em capitais e cidades de grande porte, havendo uma lacuna no campo científico que pode evidenciar as singularidades da presença da infância nas pequenas cidades, nos impulsionando, assim, a tecer mais diálogos sobre essa temática.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Carmen Silveira Barbosa, UFRGS

Professora no PPGEDU na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Pesquisa Estudo sobre Infâncias, e integrante do Grupo de Estudos em Educação Infantil (GEIN).

Vânia Aparecida de Lima Borges Kirchheim, UFRGS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias, e integrante do Grupo de Estudos em Educação Infantil (GEIN).

Elaine Regina Alegre Henriques, UFRGS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias, e integrante do Grupo de Estudos em Educação Infantil (GEIN).

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Publié-e

2025-08-21

Comment citer

Silveira Barbosa, M. C., de Lima Borges Kirchheim, V. A., & Alegre Henriques, E. R. (2025). Crianças, infâncias e pequenas cidades: o que dizem as pesquisas?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11512

Numéro

Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)