“Mas você não é dessa cor, você é marrom!” A leitura de mundo das crianças e a educação antirracista na Educação infantil

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Mots-clés :

Educação infantil. Escuta. Leitura de mundo. Educação antirracista. Relações raciais.

Résumé

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a leitura de mundo das crianças sobre as questões raciais e como essa percepção pode contribuir para a construção de uma educação antirracista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica, que adotou como instrumentos metodológicos: observação participante, registros escritos, gravações audiovisuais e entrevistas. O referencial teórico contou com os estudos da sociologia da infância e das relações étnico-raciais. Os resultados revelam que as crianças, em suas leituras de mundo, reconhecem diferenças e semelhanças raciais, ora reproduzindo estereótipos ora afirmando seu pertencimento racial, o que mostra a influência de uma sociedade estruturalmente racista que atravessa o universo infantil. Conclui que escutar as crianças é uma oportunidade para abordar as questões raciais e que suas leituras de mundo são fundamentais para a construção de uma educação antirracista.

Bibliographies de l'auteur-e

Eliane Cristina Uzeloto Enumo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Santo André, atuante na Educação Infantil pré- escolar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação- GEPIDE/USCS da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e participante do projeto de pesquisa Infâncias, Educação e Interculturalidade.

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS) . Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação - GEPIDE (PPGE-USCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire - GEPPF (PPGE-USCS). Atua nos seguintes temas: educação infantil, epistemologia freiriana, interculturalidade, relações de gênero, relações étnico-raciais, formação docente.

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Publié-e

2024-12-29

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Uzeloto Enumo, E. C., & da Silva, M. R. P. (2024). “Mas você não é dessa cor, você é marrom!” A leitura de mundo das crianças e a educação antirracista na Educação infantil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11377

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