Inteligência artificial na formação docente: uma revisão da literatura

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Mots-clés :

Inteligência artificial, Formação docente, Novas tecnologias

Résumé

Na era da informação, a evolução tecnológica impulsiona a presença da inteligência artificial (IA) em diversos setores, incluindo a educação. O objetivo desta pesquisa é analisar a abordagem da IA como conteúdo de formação docente, buscando compreender os métodos adotados e os fundamentos que motivam sua inclusão. Foi realizada uma revisão da literatura, a partir da base de periódicos da CAPES, com descritores "inteligência artificial" e ("formação docente" ou “formação de professores”), incluindo apenas artigos revisados por pares. A análise de sete artigos revelou que a inclusão da IA na formação docente é impulsionada pela crescente influência de ferramentas como o ChatGPT, que têm mudado a maneira como as pessoas ensinam e aprendem. Embora a formação em IA para docentes no Brasil esteja em estágios iniciais, a literatura traz possibilidades para explorar conceitos teóricos e práticos, adaptáveis a diversos contextos e níveis de maturidade de docentes em formação.

Bibliographies de l'auteur-e

Mayke Franklin da Cruz Santos, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Mestrando em Ensino para a Educação Básica (PPGEnEB/IFGoiano - Campus Urutaí). Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFTM (2016). Atualmente é técnico em Tecnologia da Informação do IFTM e Sócio/ Engenheiro de Software da empresa AgiDev Soluções em Tecnologia e Marketing Digital LTDA. 

Cleber Cezar da Silva, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Doutor em Linguística, UnB (2020), Mestre em Estudos da Linguagem, UFG/Regional Catalão (2017), possui graduação em Letras (Português/ Inglês) UEG (2003) e Letras (Português/Espanhol) UNIP (2014). Especialização em Psicopedagogia (2005) - UEG - UnU de Pires do Rio - Goiás, Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem em Línguas Estrangeiras (2010) - Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Professor permanente do PPG-EnEB. Com experiência em Ensino Superior junto a Universidade Estadual de Goiás e Instituto Federal Goiano, e na educação básica e função de Gestor Educacional junto a SEDUCE/GO. Atuando na área de Letras e Linguística, com ênfase em Línguas e Literaturas, com os seguintes temas: educação, inclusão, ensino de LE e prática pedagógica, léxico, toponímia e ecolinguística.

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Publié-e

2024-09-19

Comment citer

Franklin da Cruz Santos, M., & Cezar da Silva, C. (2024). Inteligência artificial na formação docente: uma revisão da literatura. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11364. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11364

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