O gesto como elemento narrativo no filme Pinóquio (2022)

uma leitura estético-educativa

Auteurs-es

Mots-clés :

gesto, Pinóchio, Guilhermo Del Toro, cinema, estético-educativo

Résumé

O filme Pinóquio, de Guillermo Del Toro, animação musical em stopmotion, apresenta uma releitura do clássico escrito por Carlo Collodi. Nomeada como cinema feito à mão, busca, na técnica e na construção do gesto, salientar a mesma imperfeição que é o mote central da jornada do menino de madeira em busca de amor e aceitação. Este trabalho dialoga com o filme enfatizando o gesto como elemento narrativo, numa leitura estético-educativa a partir de quatro elementos: a imperfeição, a mimese, a beleza do gesto e, finalmente, o gesto estético. A referência teórica é Christoph Wulf e suas contribuições sobre o gesto em vários campos de socialização. São ressaltados os gestos que permitem uma análise da imperfeição, do erro e do imprevisível como elementos narrativos; a mimese do gesto como instrumento de criação e socialização de crianças; a beleza do gesto na poesia dos atos protagonizados por diferentes personagens. O gesto estético, especialmente enfatizado pela figura de Pinóquio, é retomado por meio da imagem, mostrando sua dupla dimensão, evidenciada em aspectos como a imaginação e a desobediência.

Bibliographies de l'auteur-e

Késia Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em educação pela Universidade Federal de Goiás (2006), é doutorando em Educação pela mesma universidade e atualmente está em Estágio Doutoral em Música no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.  É professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, atuando com as disciplinas pedagógicas na formação de professores dos cursos de Licenciatura em Dança e  Licenciatura em Pedagogia Bilíngue – Libras/Português do câmpus Aparecida de Goiânia. Ensina e pesquisa no campo da Educação com ênfase em prática docente,, prática cultural, arte, experiência estética e formação humana.

Keyla Andrea Santiago Oliveira, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2003), Especialização em Docência Universitária pela Universidade Salgado de Oliveira (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutorado em Educação pela UFG (2012). De 2018 a 2020 atuou como coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação, PROFEDUC. Atualmente é professora adjunta efetiva do quadro de docentes de ensino superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Coordena o Grupo de estudos e pesquisa GECCAE, Grupo de estudos críticos sobre cultura, arte e educação, ligado a UEMS. Em processo de pós-doutoramento na UNB.

Références

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Publié-e

2025-08-20

Comment citer

Oliveira, K., & Santiago Oliveira, K. A. (2025). O gesto como elemento narrativo no filme Pinóquio (2022): uma leitura estético-educativa . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11307

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Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)