O ensino de História por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas

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Mots-clés :

Aprendizagem baseada em problemas, Avaliação formativa, Ensino de história

Résumé

Este artigo analisa uma prática pedagógica baseada na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas [ABP] aplicada com alunos do ensino médio no âmbito das disciplinas de História e de Estudos Sociais Brasileiros. Esse estudo abordou pontos relevantes e necessários sobre o conhecimento histórico e a importância da utilização da avaliação formativa. O relato desta experiência traz a descrição e análise da prática pedagógica desenvolvida com os estudantes e discute a avaliação formativa como uma aliada do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais justo e consciente. Ao analisar a prática pedagógica desenvolvida com os alunos, conclui-se que a aplicação de metodologias ativas com alunos do ensino básico é um meio de fomentar uma postura mais ativa e participativa nos estudantes.

Bibliographies de l'auteur-e

Cinthia Midori Shimada, Universidade de São Paulo

Professora de História na Educação Básica no Colégio Soka do Brasil. Bacharel e Licenciada em História pela USP e pós-graduada em Gestão Escolar pela USP

 

Kellen Follador, USP

Doutora e Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), na área de concentração Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas. Pós-Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisadora visitante no Consejo Superior de Investigaciones Científicas de España (CSIC), na Universidad Complutense de Madrid (UCM) e na Universidad Nacional de Educación a Distancia de España (UNED).

Katiene Nogueira da Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 

 

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Publié-e

2024-12-20

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Midori Shimada, C. ., Follador, K., & Nogueira da Silva, K. (2024). O ensino de História por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11292. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11292

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