O ensino de História por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas
Mots-clés :
Aprendizagem baseada em problemas, Avaliação formativa, Ensino de históriaRésumé
Este artigo analisa uma prática pedagógica baseada na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas [ABP] aplicada com alunos do ensino médio no âmbito das disciplinas de História e de Estudos Sociais Brasileiros. Esse estudo abordou pontos relevantes e necessários sobre o conhecimento histórico e a importância da utilização da avaliação formativa. O relato desta experiência traz a descrição e análise da prática pedagógica desenvolvida com os estudantes e discute a avaliação formativa como uma aliada do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais justo e consciente. Ao analisar a prática pedagógica desenvolvida com os alunos, conclui-se que a aplicação de metodologias ativas com alunos do ensino básico é um meio de fomentar uma postura mais ativa e participativa nos estudantes.
Références
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Apresentação. In: BACICH, L.; MORAN, J. [org.]. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1ed. Penso: Porto Alegre, 2018.
BACICH, Lilian.; MORAN, José. [org.]. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1ed. Penso: Porto Alegre, 2018.
BENDER, Willian. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. 1ed. Penso: Porto Alegre, 2014.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. 32: 25-40, 2011.
BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história. In: BITTENCOURT, C. [org.]. O saber histórico na sala de aula. 12ed., 5ª reimpressão. Contexto: São Paulo, 2020.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Zahar: Rio de Janeiro, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ed. Paz e Terra: São Paulo, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.17ed. Paz e Terra: São Paulo, 1987.
GREGO, Sonia Maria Duarte. A avaliação formativa: ressignificando concepções e processos. Avaliação educacional e escolar. UNESP/UNIVESP, 2013. Disponível em: < https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/65810>. Acesso em 17/04/2021.
HADJI, Charles. Avalição desmistificada. Artmed: Porto Alegre, 2001.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio. 43ed. Mediação: Porto Alegre, 2013.
LOPES, Renato Matos; ALVES, Neila Guimarães; PIERINI, Max Fonseca; FILHO, Moacelio Veranio Silva. Características gerais da aprendizagem baseada em problemas. In: LOPES, R.M.; SILVA FILHO, M.V.; ALVES, N.G. (Org.). Aprendizagem Baseada em Problemas: Fundamentos para a aplicação no Ensino Médio e na Formação de Professores. Publiki: Rio de Janeiro, 2019.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ed. Cortez: São Paulo, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU: São Paulo, 1986.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. [org.]. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1ed. Penso: Porto Alegre, 2018.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. UEPG/PROEX, 2015. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2021.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. Casa do Psicólogo: São Paulo, 1999.
SANTOS, Leonor. A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio?. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. 24: 637-669, 2016. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v24n92/1809-4465-ensaio-24-92-0637.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2021.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. 2ed. Scipione: São Paulo, 2009.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. 1ed. Artmed: Porto Alegre, 1999.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialético-libertadora do processo de avaliação escolar. 18ed. Libertad: São Paulo, 2008.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. 1ed. Artmed: Porto Alegre, 1998