O ensino de História por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas

Autores/as

Palabras clave:

Aprendizagem baseada em problemas, Avaliação formativa, Ensino de história

Resumen

Este artículo analiza una práctica pedagógica basada en la metodología activa de Aprendizaje Basado en Problemas [ABP] aplicada con estudiantes de secundaria en el ámbito de las disciplinas de Historia y Estudios Sociales Brasileños. Este estudio abordó puntos relevantes y necesarios sobre el conocimiento histórico y la importancia del uso de la evaluación formativa. El relato de esta experiencia presenta la descripción y análisis de la práctica pedagógica desarrollada con los estudiantes y discute la evaluación formativa como aliada del proceso de enseñanza-aprendizaje, haciéndolo más justo y consciente. Al analizar la práctica pedagógica desarrollada con los estudiantes, se concluye que la aplicación de metodologías activas con estudiantes de educación básica es un medio para fomentar una postura más activa y participativa en los estudiantes.

Biografía del autor/a

Cinthia Midori Shimada, Universidade de São Paulo

Professora de História na Educação Básica no Colégio Soka do Brasil. Bacharel e Licenciada em História pela USP e pós-graduada em Gestão Escolar pela USP

 

Kellen Follador, USP

Doutora e Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), na área de concentração Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas. Pós-Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisadora visitante no Consejo Superior de Investigaciones Científicas de España (CSIC), na Universidad Complutense de Madrid (UCM) e na Universidad Nacional de Educación a Distancia de España (UNED).

Katiene Nogueira da Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 

 

Citas

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Apresentação. In: BACICH, L.; MORAN, J. [org.]. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1ed. Penso: Porto Alegre, 2018.

BACICH, Lilian.; MORAN, José. [org.]. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1ed. Penso: Porto Alegre, 2018.

BENDER, Willian. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. 1ed. Penso: Porto Alegre, 2014.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. 32: 25-40, 2011.

BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história. In: BITTENCOURT, C. [org.]. O saber histórico na sala de aula. 12ed., 5ª reimpressão. Contexto: São Paulo, 2020.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Zahar: Rio de Janeiro, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ed. Paz e Terra: São Paulo, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.17ed. Paz e Terra: São Paulo, 1987.

GREGO, Sonia Maria Duarte. A avaliação formativa: ressignificando concepções e processos. Avaliação educacional e escolar. UNESP/UNIVESP, 2013. Disponível em: < https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/65810>. Acesso em 17/04/2021.

HADJI, Charles. Avalição desmistificada. Artmed: Porto Alegre, 2001.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio. 43ed. Mediação: Porto Alegre, 2013.

LOPES, Renato Matos; ALVES, Neila Guimarães; PIERINI, Max Fonseca; FILHO, Moacelio Veranio Silva. Características gerais da aprendizagem baseada em problemas. In: LOPES, R.M.; SILVA FILHO, M.V.; ALVES, N.G. (Org.). Aprendizagem Baseada em Problemas: Fundamentos para a aplicação no Ensino Médio e na Formação de Professores. Publiki: Rio de Janeiro, 2019.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ed. Cortez: São Paulo, 2011.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU: São Paulo, 1986.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. [org.]. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1ed. Penso: Porto Alegre, 2018.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. UEPG/PROEX, 2015. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2021.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. Casa do Psicólogo: São Paulo, 1999.

SANTOS, Leonor. A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio?. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. 24: 637-669, 2016. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v24n92/1809-4465-ensaio-24-92-0637.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2021.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. 2ed. Scipione: São Paulo, 2009.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. 1ed. Artmed: Porto Alegre, 1999.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialético-libertadora do processo de avaliação escolar. 18ed. Libertad: São Paulo, 2008.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. 1ed. Artmed: Porto Alegre, 1998

Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Midori Shimada, C. ., Follador, K., & Nogueira da Silva, K. (2024). O ensino de História por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11292. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11292

Número

Sección

Artigos