Ressignificar a presencialidade:

contribuições para repensar o Ensino Superior no Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240011

Mots-clés :

Presencialidade, Tecnologias Digitais., Ensino Superior., Horizon Report, Ensino Híbrido.

Résumé

No período atual, pós-pandêmico, é imprescindível olharmos para o Ensino Superior para além de uma educação que se compreende apenas de maneira física e refletir sobre projeções que entendem o uso das tecnologias digitais como potencializadora para um ensino e aprendizagem fora da sala de aula. Nesse sentido, o presente texto discute de forma teórica e documental, o ressignificar da presencialidade física e virtual e corrobora com as tendências mundiais apresentadas no Horizon Report de 2020 e 2021. Concluímos que os modelos híbridos e multidisciplinares, a partir da ecologia de saberes, precisam ser entendidos como alternativas para o desenvolvimento do Ensino Superior no Brasil.

Bibliographies de l'auteur-e

Renata Santos, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Graduada em Ciências Sociais (UEM); Mestra em Ciências Sociais (UEM); Doutora em Educação (UEM).

Patrícia L. L. Mertzig, Grupo de Pesquisa em EaD e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC/UEM)

Licenciada em Música (UEL); Graduada em Pedagogia (Unicesumar); Mestra  em Educação (UEM); Doutora  em Educação (UEM). 

Camila Mendonça, Professora da Educação Básica - Prefeitura de Maringá, PR e Professora mediadora - Unicesumar

Graduada em Pedagogia e História (Unicesumar). Mestra em Educação (UEM). 

Doutora em Educação (UEM).

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Publié-e

2024-08-14

Comment citer

Santos, R., Patrícia, & Mendonça, C. (2024). Ressignificar a presencialidade:: contribuições para repensar o Ensino Superior no Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11286. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240011

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