Ressignificar a presencialidade:

contribuições para repensar o Ensino Superior no Brasil

Authors

Keywords:

In-person., Digital Technologies., University education, Horizon Report., Hybrid Teaching.

Abstract

In the current, post-pandemic period, it is essential that we look at Higher Education beyond an education that is understood only in a physical way and reflect on projections that understand the use of digital technologies as an enabler for teaching and learning outside the classroom . In this sense, this text discusses, in a theoretical and documentary way, the reframing of physical and virtual presence and corroborates with the global trends presented in the 2020 and 2021 Horizon Report. We conclude that hybrid and multidisciplinary models, based on the ecology of knowledge, need to be understood as alternatives for the development of Higher Education in Brazil.

Author Biographies

Renata Santos, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Graduada em Ciências Sociais (UEM); Mestra em Ciências Sociais (UEM); Doutora em Educação (UEM).

Patrícia Mertzig, Grupo de Pesquisa em EaD e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC/UEM)

Licenciada em Música (UEL); Graduada em Pedagogia (Unicesumar); Mestra  em Educação (UEM); Doutora  em Educação (UEM). 

Camila Mendonça, Professora da Educação Básica - Prefeitura de Maringá, PR e Professora mediadora - Unicesumar

Graduada em Pedagogia e História (Unicesumar). Mestra em Educação (UEM). 

Doutora em Educação (UEM).

References

BRASIL. Portaria no 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 08 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Interministerial no 5, de 4 de agosto de 2021. Reconhece a importância nacional do retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem. Brasília, DF: MEC; Diário Oficial da União, 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2021/08/PORTARIA- INTERMINISTERIAL-No-5-DE-4-DE-AGOSTO-DE-2021.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.

BROWN, John Seely. Growing up digital: How the web changes work, education, and the ways people learn. 2000. Disponível em: https://www.johnseelybrown.com/Growing_up_digital.pdf Acesso em: 08 nov. 2023.

BROWN, John Seely. Learning in the digital age. The Internet and the University: Forum. [S. I.:]: [s. n.], 2001. p. 71-72.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. 2013. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/. Acesso em: 08 nov. 2023.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da Educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

DIAS-TRINDADE, Sara; MOREIRA, José António. Ecologia de Aprendizagem (verbete). In: Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

EDUCASE. Horizon Report Teaching and Learning Edition. 2019. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2019/4/2019-horizon-report. Acesso em: 08 nov. 2023.

EDUCASE. Horizon Report Teaching and Learning Edition. 2020. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2020/3/2020-educause-horizon-report- teaching-and-learning-edition. Acesso em: 19 out. 2023.

EDUCASE. Horizon Report Teaching and Learning Edition. 2021. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2021/4/2021-educause-horizon-report- teaching-and-learning-edition. Acesso em: 19 out. 2023.

KNUPPEL, Maria Aparecida Crissi; HORST, Scheyla Joanne. A Educação Superior do presente e do futuro: um estudo das tendências a partir do Horizon Report (2019- 2020). In: Docência no Ensino Superior em tempos fluídos. São Luís: Uemanet, 2021.

LEMOS, André. Cibercultura. In: Olhares sobre a cibercultura. Sulina: Porto Alegre, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para educação, hoje. In: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MOREIRA, José António Marques; RIGO, Rosa Maria. Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: percepções de professores envolvidos em processos de formação. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 107-120, 2018.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Conectivismo (verbete). In: Dicionário Crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2011.

SARTORI, Ademilde Silveira. Ecossistema educomunicativo e aprendizagem em rede. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 62-79, 2021.

SATHLER, Luciano. Transformação digital em instituições de educação superior. In: Docência no Ensino Superior em tempos fluídos. São Luís: Uemanet, 2021.

SIEMENS, George. Conectivism: creating a learning ecology in distributed environments. In: Didactics of Microlearning: concepts, discourses and examples. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Heinz-Mandl/publication/305640872_Providing_Macrostructure_for_Microlearning/links/579738ac08aec89db7b9993b/Providing-Macrostructure-for-Microlearning.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência a graduação em midialogia. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

ZADUSKI, Jeong Cir Deborah; LIMA, Ana Vírginia Isiano; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Ecossistemas da aprendizagem na era digital considerações sobre uma formação para professores na perspectiva da educação inclusiva. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 60, p. 269-287, 2019.

Published

2024-08-14

How to Cite

Santos, R., Mertzig, P., & Mendonça, C. (2024). Ressignificar a presencialidade:: contribuições para repensar o Ensino Superior no Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11286. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11286

Issue

Section

Artigos