Ressignificar a presencialidade:

contribuições para repensar o Ensino Superior no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240011

Palabras clave:

Presencialidade, Tecnologias Digitais., Ensino Superior., Horizon Report, Ensino Híbrido.

Resumen

En el actual período pospandemia, es fundamental que miremos la Educación Superior más allá de una educación que se entiende sólo de manera física y reflexionemos sobre proyecciones que entiendan el uso de las tecnologías digitales como un facilitador de la enseñanza y el aprendizaje fuera del aula. . En este sentido, este texto discute, de manera teórica y documental, el replanteamiento de la presencia física y virtual y corrobora con las tendencias globales presentadas en el Informe Horizonte 2020 y 2021. Concluimos que los modelos híbridos y multidisciplinarios, basados ​​en la ecología de conocimientos, deben ser entendidos como alternativas para el desarrollo de la Educación Superior en Brasil.

Biografía del autor/a

Renata Santos, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Graduada em Ciências Sociais (UEM); Mestra em Ciências Sociais (UEM); Doutora em Educação (UEM).

Patrícia Mertzig, Grupo de Pesquisa em EaD e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC/UEM)

Licenciada em Música (UEL); Graduada em Pedagogia (Unicesumar); Mestra  em Educação (UEM); Doutora  em Educação (UEM). 

Camila Mendonça, Professora da Educação Básica - Prefeitura de Maringá, PR e Professora mediadora - Unicesumar

Graduada em Pedagogia e História (Unicesumar). Mestra em Educação (UEM). 

Doutora em Educação (UEM).

Citas

BRASIL. Portaria no 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 08 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Interministerial no 5, de 4 de agosto de 2021. Reconhece a importância nacional do retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem. Brasília, DF: MEC; Diário Oficial da União, 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2021/08/PORTARIA- INTERMINISTERIAL-No-5-DE-4-DE-AGOSTO-DE-2021.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.

BROWN, John Seely. Growing up digital: How the web changes work, education, and the ways people learn. 2000. Disponível em: https://www.johnseelybrown.com/Growing_up_digital.pdf Acesso em: 08 nov. 2023.

BROWN, John Seely. Learning in the digital age. The Internet and the University: Forum. [S. I.:]: [s. n.], 2001. p. 71-72.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. 2013. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/. Acesso em: 08 nov. 2023.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da Educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

DIAS-TRINDADE, Sara; MOREIRA, José António. Ecologia de Aprendizagem (verbete). In: Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

EDUCASE. Horizon Report Teaching and Learning Edition. 2019. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2019/4/2019-horizon-report. Acesso em: 08 nov. 2023.

EDUCASE. Horizon Report Teaching and Learning Edition. 2020. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2020/3/2020-educause-horizon-report- teaching-and-learning-edition. Acesso em: 19 out. 2023.

EDUCASE. Horizon Report Teaching and Learning Edition. 2021. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2021/4/2021-educause-horizon-report- teaching-and-learning-edition. Acesso em: 19 out. 2023.

KNUPPEL, Maria Aparecida Crissi; HORST, Scheyla Joanne. A Educação Superior do presente e do futuro: um estudo das tendências a partir do Horizon Report (2019- 2020). In: Docência no Ensino Superior em tempos fluídos. São Luís: Uemanet, 2021.

LEMOS, André. Cibercultura. In: Olhares sobre a cibercultura. Sulina: Porto Alegre, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para educação, hoje. In: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MOREIRA, José António Marques; RIGO, Rosa Maria. Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: percepções de professores envolvidos em processos de formação. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 107-120, 2018.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Conectivismo (verbete). In: Dicionário Crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2011.

SARTORI, Ademilde Silveira. Ecossistema educomunicativo e aprendizagem em rede. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 62-79, 2021.

SATHLER, Luciano. Transformação digital em instituições de educação superior. In: Docência no Ensino Superior em tempos fluídos. São Luís: Uemanet, 2021.

SIEMENS, George. Conectivism: creating a learning ecology in distributed environments. In: Didactics of Microlearning: concepts, discourses and examples. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Heinz-Mandl/publication/305640872_Providing_Macrostructure_for_Microlearning/links/579738ac08aec89db7b9993b/Providing-Macrostructure-for-Microlearning.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência a graduação em midialogia. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

ZADUSKI, Jeong Cir Deborah; LIMA, Ana Vírginia Isiano; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Ecossistemas da aprendizagem na era digital considerações sobre uma formação para professores na perspectiva da educação inclusiva. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 60, p. 269-287, 2019.

Publicado

2024-08-14

Cómo citar

Santos, R., Mertzig, P., & Mendonça, C. (2024). Ressignificar a presencialidade:: contribuições para repensar o Ensino Superior no Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11286. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240011

Número

Sección

Artigos