“Eles vão ficando, vão ficando em um ano de escolaridade, vão ficando...”: perspectivas de equipes gestoras sobre a presença de jovens na Educação de Jovens e Adultos de Angra dos Reis

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos, Juventudes, Processos de Escolarização

Résumé

A pesquisa trata sobre a interseção entre juventudes e escola, tendo como foco a presença de jovens na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis. O estudo investiga processos, dinâmicas e elementos presentes no sistema educacional, que geram e/ou contribuem para a presença crescente de jovens nas turmas de EJA e se articula em torno da seguinte questão: no contexto da rede municipal de ensino angrense, quais mecanismos influenciam ou se relacionam à presença de jovens na EJA? Para compreender esse contexto, adotamos procedimentos metodológicos que se fundamentam na abordagem qualitativa, Bogdan e Biklen (1994). Nesse sentido, privilegiamos as perspectivas de gestores e equipe técnico-pedagógica que atuam nas unidades educacionais de EJA da rede municipal, mediante a realização de entrevistas, bem como análise de documentos e dados produzidos no âmbito da gestão municipal. A pesquisa revelou que fatores como retenção, abandono, infrequência e distorção idade-série, associados à indisciplina dos discentes no chamado ensino regular, potencializado pelas dificuldades e fragilidades das instituições, resultam no que podemos denominar de “impulso” para a saída desses sujeitos da escola diurna, valendo-se da EJA como alternativa ou “mais uma oportunidade” de prosseguimento nos estudos.

Références

ANDRADE, E. R. Os jovens da EJA e a EJA dos jovens. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; Paiva, Jane (Org.): Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BEISEGIEL, C. R. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo, Pioneira, 1974.

BOGDAN, R.C.; BUKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Editora Porto. 1994.

BRASIL. LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.

BRASIL. Documento Nacional Preparatório à VI CONFINTEA / MEC – Brasília: MEC; Goiânia: FUNAPE/UFG,2009.

BRASIL. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP - Censo Educacional. Brasília, 2018.

CARRANO P.; PEREGRINO, M. Jovens e escola: compartilhando territórios e sentidos de presença. São Paulo: Ação Educativa, 2003.

HADDAD, S.; DI PIERRO M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n° 14, mai/jun/jul/ago, 2000.

JULIÃO, E. F.; FERREIRA, M.P. As políticas de ampliação de oportunidades educacionais no Brasil e as trajetórias escolares na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro. Arquivos analíticos de políticas educativas. Arizona State University, Vol.26, N.156, dez. 2018.

______. Efeitos das políticas de correção de fluxo sobre as gerações escolares que frequentam o Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 16, n. 46, p. 372-403, 2019.

______. A educação de jovens e adultos na região costa verde do estado do Rio de Janeiro. In: Elionaldo Fernandes Julião. (Org.). Em diálogo com a educação de jovens e adultos: questões, reflexões e perspectivas. 1ed.Uberlandia: Navegando, 2020, v. 1, p. 61-93.

LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, 38(1), 13–28, 2012.

MACHADO, M. M. A prática e a formação de professores na EJA: uma análise de dissertações e teses produzidas no período de 1986 a 1998. In: Reunião Anual da 23ª ANPED, 2000, Caxambu. Trabalhos apresentados. Minas Gerais: ANPED, 2000.

PEREIRA, T. V.; OLIVEIRA, R. A. A. Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos como efeito colateral das políticas de responsabilização. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 1, p. 528-553, 2018.

PMAR. Resolução SECT nº 003 de 2017.

SALES, S. R.; FISCHMAN, G. Promessas, políticas e interrogações sobre as identidades dos sujeitos da EJA. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 1131-1141, set./dez. 2019. Disponível em: http://curriculosemfronteiras.org/vol19iss3articles/sales-fischman.pdf

SALES, S. R.; PAIVA, J. Contextos, perguntas, respostas: o que há de novo na Educação de Jovens e Adultos? Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 21, p. 1-16, 2013.

SALES, S. R.; PAIVA, J. As muitas invenções da EJA. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 1, p. 1-17, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-29

Comment citer

Duarte, M. ., & Sales, S. (2024). “Eles vão ficando, vão ficando em um ano de escolaridade, vão ficando.”: perspectivas de equipes gestoras sobre a presença de jovens na Educação de Jovens e Adultos de Angra dos Reis. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11221

Numéro

Rubrique

Artigos