Representações sociais de educadoras acerca de crianças em situação de acolhimento: Quem as representa?
Mots-clés :
Acolhimento Institucional. Teoria das Representações Sociais. Educação.Résumé
O presente artigo tem como objetivo analisar como docentes de uma instituição escolar do município de Cianorte-PR compreendem a relação entre a produção de queixas escolares e a história da criança institucionalizada. No Brasil, segundo o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, são registradas 31.856 crianças acolhidas institucionalmente, sendo o Paraná o quarto estado com maior número destes registros. Os problemas enfrentados pela criança institucionalizada são frequentemente justificados pela sua condição de vulnerabilidade e são refletidos no contexto escolar. Em vista disso, problematizamos: quais são as Representações Sociais de docentes sobre a condição da criança em acolhimento? Com esta finalidade, foi realizada uma pesquisa de campo, de cunho interdisciplinar, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com treze profissionais da educação, associadas a observações participantes no espaço escolar. Nesta pesquisa, priorizamos o referencial teórico metodológico da abordagem da Teoria das Representações Sociais, com aporte teórico da Psicanálise e da Educação. Com efeito, analisamos as Representações Sociais que circulam no ambiente escolar sobre a criança em situação de acolhimento, como um ser humano que se constrói na relação com o outro, pela via social e cultural.
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