Estudar e aprender com o ChatGPT
Mots-clés :
Estudo-aprendizagem, Inteligência artificial generativa, Usos inventivos, Pensamento crítico, Ensino Superior, Estudo-aprendizagem. Inteligência artificial generativa. Usos inventivos. Pensamento crítico. Ensino superior.Résumé
Neste artigo, buscamos produzir sentidos sobre os usos que estudantes fazem do ChatGPT em seus processos formativos. Queríamos compreender se estão copiando e colando do ChatGPT, entregando suas mentes e vozes para essa IA como temido por muitas/os docentes, ou se a estão utilizando para outras finalidades. Fizemos-pensamos esta pesquisa com base em estudos da cibercultura, subjetividade, epistemologias das práticas e pesquisa-com a experiência. Como resultado, reconhecemos que estão usando o ChatGPT não apenas para o copiar e colar, mas sim o utilizando criticamente para diferentes finalidades e atribuindo-lhe diferentes papéis. Identificamos a emergência de novos modos de estudar e ensinar no presente, com situações didáticas que contam com a atuação do ChatGPT e de outras IAs. O uso cada vez mais disseminado e rotineiro do ChatGPT nos possibilitou cogitar a emergência de um novo perfil cognitivo, o do leitor generativo, aquele que lê as obras que produz em coautoria humano-IA.
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