Teoria das Representações Sociais e Educação

apontamentos teóricos

Auteurs-es

Mots-clés :

Representações Sociais, Contexto Social, Educação

Résumé

O presente artigo visa apresentar uma breve discussão acerca do surgimento da Teoria das Representações Sociais e as implicações desta teoria para os estudos na área da educação. De natureza qualitativa, a abordagem teórica baseia-se em estudos de Moscovici (1978, 2012, 2015), Jodelet (2001), Abric (2001), Vieira (2020), Sá (1998, 2015), Alves-Mazzotti (2008), Crusoé (2004), dentre outros pesquisadores da área. Os resultados apontam que a Teoria das Representações Sociais oferece uma proposta inovadora, pois ampliou a compreensão sobre a construção de significados e a influência no contexto social na construção das representações. Por isso, os estudos à luz da Teoria das Representações Sociais na área da educação permitem uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas sociais na sala de aula e instituições educacionais.

Bibliographies de l'auteur-e

Wladimir Geovane dos Santos Duarte , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com pós-graduação lato-sensu em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção), pelo Centro Universitário Faveni. Graduando do curso de Letras - Língua Portuguesa e mestrando em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), na linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do grupo de estudo e pesquisa Educação e Linguagens - GEPEL e do Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na escola - PraLEE. Atuou como professor voluntário da educação básica, lecionando nos anos iniciais ao ensino médio e exerceu a função de gestor escolar, na rede municipal de ensino de Mossoró. Atualmente, é professor da Universidade Paulista (UNIP), do Pólo Mossoró - RN, do curso de Pedagogia.

Maria Priscila Borges Carvalho da Cunha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015), Pós-Graduação em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS pela Faculdade do Maciço de Baturité (2016). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN (2022). Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), na linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do grupo de estudo e pesquisa Educação e Linguagens - GEPEL e do Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na escola - PraLEE. Tem interesse por pesquisas nas áreas de Alfabetização e Letramento; Literatura Infantil e Representações Sociais.

Références

ABRIC, Jean-Claude. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001, p.165-171.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, v. 01, n. 01, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2251/1990. Acesso em: 03 de abril de 2023.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. A Teoria das Representações Sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. APRENDER - Cad. de Filosofia e Pisc. da Educação, Vitória da Conquista, Ano II, n. 2, p. 105-114, 2004. Disponível em:https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3065/2559. Acesso em: 10 de dezembro de 2022.

DOISE, Willem. Da psicologia social à psicologia societal. Psicologia: Teoria e Pesquisa. vol. 18, n. 1, p. 027-035, Jan-Abr 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/y94K6BGPXHq7zm6HdnhrFMt/?lang=pt Acesso em: 20 de maio de 2023.

DRUKHEIM, Émile. Da divisão social do trabalho. Tradução Eduardo Brandão. 2. ed. – São Paulo: Martins Fontes. 1999. (Coleção Tópicos). 269 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2965001/mod_resource/content/0/E%CC%81mile%20Durkheim-Da%20divisao%20do%20trabalho%20social%20%282004%29.pdf Acesso em: 09 de dezembro de 2022.

FARR, Robert M. Representações Sociais: a teoria e sua história. In: JOVCHELOVITCH, Sandra; GUARESCHI, Pedrinho. Textos em representações sociais. Vozes: Petrópolis, 1994, p. 31-59.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001, p. 17-44.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. edição. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução Pedrinho A. Guareschi. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

NOBREGA, Sheva Maria da. Sobre a teoria das representações sociais. In: PAREDES MOREIRA, Antonia Silva (org.) Representações Sociais: teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária/Autor Associado, 2001. p. 55-87.

SÁ, Celso Pereira de. O campo de pesquisa em representações sociais. In: SÁ, Celso Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EUERJ, 1998. p. 31-43.

SÁ, Celso Pereira de. Representações sociais: teoria e pesquisa do núcleo central. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 4, n. 3, p. 19-33, dez. 1996. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1996000300002 Acesso em: 10 de dezembro de 2022.

SANTOS, Valmaria L. da C; XAVIER, Maria das Dores D. O lugar da pesquisa na formação docente. In: Formação docente, identidade e representações sociais: debates necessários. Curitiba: CRV, 2018, p. 101-106.

SPINK, Mary Jane P. Desvendando as teorias implícitas: uma análise das representações sociais. In JOVCHELOVITCH, Sandra; GUARESCHI, Pedrinho. Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 95-118.

OLIVEIRA, O. Fátima; WERBA, Graziela C. Representações sociais. In: STREY, Marlene Neves et al. Psicologia Social Contemporânea: Livro-texto. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 104-117.

VIEIRA, A. M. E. C. S. As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência. 2020. 234 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd. Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/31530/1/Representacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdf Acesso em: 15 de dezembro de 2022.

VIEIRA, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva; MELO, Elda Silva do Nascimento. O núcleo central da representação social de estagiários (as) do curso de Pedagogia/UERN acerca da docência. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa, n. 52, p. 157-168, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/v iew/3729 Acesso em: 25 de abril de 2023.

Téléchargements

Publié-e

2025-02-10

Comment citer

Cabral da Silva Vieira, A. M. E., dos Santos Duarte , W. G., & Borges Carvalho da Cunha, M. P. . (2025). Teoria das Representações Sociais e Educação : apontamentos teóricos . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11132

Numéro

Rubrique

Teoria das Representações Sociais no Brasil