Theory of social representations and education

theoretical notes

Authors

Keywords:

Social Representations, . Social context, . Education.

Abstract

This article aims to present a brief discussion about the emergence of the Theory of Social Representations and the implications of this theory for studies in the field of education. Of a qualitative nature, the theoretical approach is based on studies by Moscovici (1978, 2012, 2015), Jodelet (2001), Abric (2001), Vieira (2020), Sá (1998, 2015), Alves-Mazzotti (2008), Crusoé (2004), among other researchers in the area. The results indicate that the Theory of Social Representations offers an innovative proposal, as it broadens the understanding of the construction of meanings and the influence in the social context on the construction of representations. Therefore, studies in the light of the Theory of Social Representations in the area of education allow a deeper understanding of social dynamics in the classroom and educational institutions.

Author Biographies

Wladimir Geovane dos Santos Duarte , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com pós-graduação lato-sensu em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção), pelo Centro Universitário Faveni. Graduando do curso de Letras - Língua Portuguesa e mestrando em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), na linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do grupo de estudo e pesquisa Educação e Linguagens - GEPEL e do Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na escola - PraLEE. Atuou como professor voluntário da educação básica, lecionando nos anos iniciais ao ensino médio e exerceu a função de gestor escolar, na rede municipal de ensino de Mossoró. Atualmente, é professor da Universidade Paulista (UNIP), do Pólo Mossoró - RN, do curso de Pedagogia.

Maria Priscila Borges Carvalho da Cunha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015), Pós-Graduação em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS pela Faculdade do Maciço de Baturité (2016). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN (2022). Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), na linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do grupo de estudo e pesquisa Educação e Linguagens - GEPEL e do Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na escola - PraLEE. Tem interesse por pesquisas nas áreas de Alfabetização e Letramento; Literatura Infantil e Representações Sociais.

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Published

2025-02-10

How to Cite

Cabral da Silva Vieira, A. M. E., dos Santos Duarte , W. G., & Borges Carvalho da Cunha, M. P. . (2025). Theory of social representations and education: theoretical notes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11132

Issue

Section

Teoria das Representações Sociais no Brasil