O Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica: representações sociais de estudantes do Ensino Médio Integrado

Auteurs-es

  • Maria Rita Valões da Silva Instituto Federal de Pernambuco
  • Andreza Maria de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) https://orcid.org/0000-0003-0254-731X

Mots-clés :

Assistente Social. Educação Profissional e Tecnológica. Representações Sociais. Estudante. Ensino Médio Integrado., Social Worker. Professional and Technological Education. Social Representations. Student. Integrated High School., Trabajador Social. Educación Profesional y Tecnológica. Representaciones Sociales. Alumno. Escuela Secundaria Integrada.

Résumé

Atualmente, os Institutos Federais são o espaço de atuação mais ocupado pelos Assistentes Sociais na educação. Neste artigo, analisamos as representações sociais do Assistente Social construídas por estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Belo Jardim. A Teoria das Representações Sociais, originada por Serge Moscovici, orientou a pesquisa. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado em duas etapas. Na primeira, utilizamos a entrevista semiestruturada. Na segunda, o grupo focal. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que os(as) estudantes representam o Assistente Social como o “profissional da Bolsa”. Esse conteúdo está relacionado à (re)configuração do trabalho desse profissional na educação brasileira. Esta pesquisa poderá favorecer o aperfeiçoamento dessa prática profissional no acompanhamento do percurso formativo dos(as) estudantes.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Rita Valões da Silva, Instituto Federal de Pernambuco

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT/Campus Olinda (2023). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2010). Especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade Integrada Tiradentes - FITS (2013). Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Pesqueira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Assistência Estudantil.

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Realizou seu percurso formativo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Educação (2017), mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do campus Pesqueira, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) no IFPE - campus Olinda. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Incentivo a Pesquisadores do IFPE (2019-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e docente, relação família-escola, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Representações Sociais" (IFPE/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa "Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica" (IFPE/CNPq)

Références

ABRIC, Jean-Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, Antônia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denize Cristina de (org.). Estudos interdisciplinares de Representação Social. Goiânia: AB, 2000. p. 27-38.

ALMEIDA, Ângela Maria de Oliveira. A pesquisa em representações sociais: proposições teóricas-metodológicas. In: SANTOS, Maria de Fátima de Souza; ALMEIDA, Leda Maria de. (org.) Diálogos com a Teoria das Representações Sociais. Recife: UFPE, 2005. p. 117-160.

ALMEIDA, Ângela Maria de Oliveira. Abordagem societal das representações sociais. Sociedade e Estado, v. 24, n. 3, p. 713-737, 2009.

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. Serviço Social e política educacional: um breve balanço dos avanços e desafios desta relação. In: ENCONTRO DE ASSISTENTES SOCIAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, 1, 2003, Belo Horizonte. Anais [...]. Disponível em: http://www.cressmg.org.br/Testos/serviço_social_e_politica_educacional_ney_teixeira.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.

ÁLVARO, José Luís; GARRIDO, Alícia. Psicologia Social: Perspectivas Psicológicas e Sociológicas. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

BARBOSA, Mayra de Queiroz. A demanda social pela educação e a inserção do Serviço Social na política de educação brasileira. Campinas: Papel Social, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de setembro de 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao46.htm. Acesso em 17 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 30 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 01 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 mar. 2022.

BRASIL. Lei nº 14.284, de 29 de dezembro de 2021. Institui o Programa Auxílio Brasil e o Programa Alimenta Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14284.htm. Acesso em: 02 mar. 2023.

CFESS. Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Brasília: CFESS, 2012. (Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais, nº 3). Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf. Acesso em: 17 jul. 2021.

COSTA, Maria Dalva Horácio da. O trabalho nos serviços de saúde e a inserção dos(as) assistentes sociais. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, ano 21, v. 62, mar. 2000.

COSTA, Simone Gomes. A permanência na educação superior no Brasil: uma análise das políticas de assistência estudantil. COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL 9., 2009, Florianópolis. Anais[...]. Florianópolis, 2009.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 64-89.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: Capital financeiro, Trabalho e Questão Social. São Paulo: Cortez, 2007.

JODELET, Denise. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (org.). As Representações Sociais. Tradução: Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.

JODELET, Denise. Loucuras e Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2005.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Petrópolis: Vozes, 2008.

KOWALSKI, Aline Viero. Os (des)caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos. 2012. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 2012.

LOUREIRO, Carlos. A docência como profissão. Lisboa: Asa, 2001. 106 p.

MAZZOTTI, Alda Judith Alves. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.61, jan./mar. 1994.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2003.

NASCIMENTO, Clara Martins do. Assistência Estudantil consentida na contrarreforma universitária dos anos 2000. Revista Universidade e Sociedade, Brasília, ano 23, n. 53, p. 88-103, fev. 2014.

NASCIMENTO, Luciana de Cassia Nunes. Elementos conceituais para pensar a política de assistência estudantil na atualidade. FONAPRACE: Revista comemorativa 25 anos, Brasília, 2012.

OLIVEIRA, Rosa Meire Carvalho de. O ciberespaço e a escrita de si na contemporaneidade: repete o velho, o novo blog? In: AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra. BLOGS.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009. p.55-74.

SANTOS, Gabrielle dos; FREITAS, Leana Oliveira. A Política de Assistência Estudantil da Agenda Pública Brasileira: entre avanços e desafios. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 7., 2015, São Luis. Anais [...]. São Luís: UFMA, 2015. Tema: Para além da crise global: experiências e antecipações concretas. Disponível em:

http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo13/a-politica-de-assistencia-estudantil-na- agenda-publica-brasileira-entre-avancos-e-desafios.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.

SANTOS, Maria de Fátima de Souza. A Teoria das Representações Sociais. In: SANTOS, Maria de Fátima de Souza; ALMEIDA, Leda Maria de. (org.). Diálogos com a Teoria das Representações Sociais. Recife: UFPE, 2005. p. 15-38.

SIMIONATTO, Ivete. Serviço Social e Processos de Trabalho. In: Curso de Formação Profissional: um projeto de atualização. Módulo I. Florianópolis: CRESS, 1998.

VALA, Jorge. A análise de conteúdo. In SILVA. Augusto Santo; PINTO. José Madureira (org.). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento. 1986. p. 101-128.

VALA, Jorge. Representações sociais e psicologia social do quotidiano social. In: VALA, Jorge; MONTEIRO, Maria Benedicta (ed.). Psicologia Social. 7. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.

VASCONCELOS, Natália, Batista. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no Brasil. Revista da Católica. Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 399-411, 2010. Disponível

em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/11361/6598> Acesso em: 24 jul. 2022.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-17

Comment citer

Valões da Silva, M. R., & Maria de Lima, A. . . (2024). O Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica: representações sociais de estudantes do Ensino Médio Integrado . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11124. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11124

Numéro

Rubrique

Teoria das Representações Sociais no Brasil