O Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica: representações sociais de estudantes do Ensino Médio Integrado

Authors

  • Maria Rita Valões da Silva Instituto Federal de Pernambuco
  • Andreza Maria de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) https://orcid.org/0000-0003-0254-731X

Keywords:

Assistente Social. Educação Profissional e Tecnológica. Representações Sociais. Estudante. Ensino Médio Integrado., Social Worker. Professional and Technological Education. Social Representations. Student. Integrated High School., Trabajador Social. Educación Profesional y Tecnológica. Representaciones Sociales. Alumno. Escuela Secundaria Integrada.

Abstract

Currently, the Federal Institutes are the space most occupied by Social Workers in education. In this article, we analyze the social representations of the Social Worker constructed by Integrated High School students at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE) – Belo Jardim campus. The Theory of Social Representations, originated by Serge Moscovici, guided the research. The study, of a qualitative nature, was carried out in two stages. In the first, we used the semi-structured interview. In the second, the focus group. For the analysis, we used the Thematic Categorical Content Analysis Technique. The results showed that the students represent the Social Worker as the “professional of the Scholarship”. This content is related to the (re)configuration of this professional's work in Brazilian education. This research may favor the improvement of this professional practice in monitoring the students' training path.

 

Author Biographies

Maria Rita Valões da Silva, Instituto Federal de Pernambuco

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT/Campus Olinda (2023). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2010). Especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade Integrada Tiradentes - FITS (2013). Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Pesqueira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Assistência Estudantil.

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Realizou seu percurso formativo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Educação (2017), mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do campus Pesqueira, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) no IFPE - campus Olinda. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Incentivo a Pesquisadores do IFPE (2019-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e docente, relação família-escola, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Representações Sociais" (IFPE/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa "Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica" (IFPE/CNPq)

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em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/11361/6598> Acesso em: 24 jul. 2022.

Published

2024-09-17

How to Cite

Valões da Silva, M. R., & Maria de Lima, A. . . (2024). O Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica: representações sociais de estudantes do Ensino Médio Integrado . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11124. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11124

Issue

Section

Teoria das Representações Sociais no Brasil