Tecnologia como prótese cognitiva: o acesso a um novo conhecimento em salas de aula de matemática

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologia. Modelo da Estratégia Argumentativa. Interação. Prótese Cognitiva. Educação Matemática.

Resumen

Uma preocupação, que se arrasta por décadas, visando a educação de nossos jovens, diz respeito à presença em sala de aula das não tão novas tecnologias. Professores e alunos mantêm intenso debate sobre a proibição ou não de sua presença ou utilização desses recursos em tarefas do dia a dia escolar. O interesse deste estudo é discutir a presença das tecnologias em salas de aula, tendo como base o que se diz sobre elas e sua relação com os direitos de acesso ao conhecimento por estudantes e professores. Analisamos resultados de pesquisas feitas ao longo dos últimos anos. Nestes trabalhos, as análises da fala foram feitas a partir de gravações com som ou vídeo, em que professores e estudantes estavam interagindo em ambientes interativos de aprendizagem e são baseadas no Modelo da Estratégia Argumentativa – (MEA). Para isso, apresentamos a dinâmica do MEA e sua aplicação. Avaliamos o debate sobre a presença das tecnologias e suas consequências para o ensino-aprendizagem. O MEA revelou estratégias incrementadas nos processos que se mostram necessários à compreensão dos momentos de mudança de postura dos alunos e professores, com relação aos objetos matemáticos.

Biografía del autor/a

Janete Bolite Frant, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação Matemática pela New York University, Estados Unidos (1993), professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem prática docente no ensino superior e em programas de Pós-Graduação (latu e stricto sensu), nas redes: particular e federal. Atualmente é professora de Didática da Matemática no curso de Pedagogia e de Metodologia da Pesquisa no PEMAT- Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, ambos da UFRJ.

Monica Rabello de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Psicologia pela PUC Rio (1995), pós-doutorado em Comunicação pela Université de Montréal, Canadá (2012). DEA em Ciências da Educação pela Université de Strasbourg, França (1994). Mestre em Educação pela FGV e graduação em Matemática pela PUC Rio (1985). Foi criadora e editora da Revista Educação e Cultura Contemporânea/UNESA, desde a sua fundação até 2019. Atualmente sou colaboradora do grupo de pesquisa GEMat-UERJ.

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Publicado

2025-12-08

Número

Sección

Artigos (fluxo contínuo)