Caminos de la utopía de un proyecto

apuntes sobre los 20 años de educación de las relaciones étnico-raciales en Brasil (2003-2023)

Autores/as

Palabras clave:

Educación antirracista, Paulo Freire, Centros de Estudios Afrobrasileños e Indígenas, Educación de las relaciones étnico-raciales, Ley N.º 10.639/2003

Resumen

Este breve estudio tiene como objetivo reflexionar sobre los avances, retrocesos y perspectivas percibidas en el campo de la educación de las relaciones étnico-raciales (Erer), entre 2003 y 2023, un período de muchas expectativas debido a la consolidación de la Ley N.º 10.639/2003 y muchos otros logros de los movimientos negros del país. Apoyados en los supuestos de la pedagogía del oprimido, en particular, en la dialéctica denuncia/proclamación, indispensable para la comprensión de la utopía de Freire, se conectaron importantes momentos históricos de la política nacional para denunciar las reacciones de la sociedad brasileña ante el avance de las conquistas de sus grupos minoritarios, pero también para anunciar la superación de esta realidad, a partir de, por ejemplo,  la institucionalización de Erer en escuelas y universidades, el fortalecimiento de los Centros de Estudios Afrobrasileños e Indígenas y la judicialización en casos de incumplimiento del acceso a la educación socioeconómica, política y cultural nacional, desde perspectivas étnico-raciales.

Biografía del autor/a

José Walter Silva e Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (2022), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (2018), especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Pós-Graduação Olga Mettig (1998) e graduado em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1995). É servidor do campus avançado Cabedelo-Centro (CACC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), cedido em cooperação técnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), onde atuou como professor desde o ano de 2010. Nesta mesma instituição foi coordenador de extensão do campus Corrente, vice coordenador e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena e diretor geral do campus São João do Piauí, entre os anos de 2013 e 2019. No CACC do IFPB atua como professor, é coordenador do NEABI e membro das comissão de heteroidentificação do campus e dos processos seletivos no âmbito da Reitoria. Na cultura, realizou diversas atividades relacionadas com a produção e a gestão de blocos afros e afoxés. Foi vice-presidente do afoxé Filhos do Congo, assessorou o bloco afro Malê Debalê e foi conselheiro da Associação dos Afoxés da Bahia (Asaba). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Ylê-Educare: educação e questões étnico-raciais" e do Observatório dos Quilombos do Piauí. A tese "A consciência que vem do tambor: um olhar freiriano sobre a pedagogia afrocarnavalesca de Salvador", defendida em 2022, foi indicada para concorrer ao Prêmio Capes 2023.

Jason Ferreira Mafra, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutor (2007) e mestre (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado e licenciado em História pela Unisal. Desenvolveu, no doutorado, estudo sobre o conceito de conectividade em Paulo Freire. Tem experiência docente nas redes pública e privada, da Educação Básica e Superior, lecionando, pesquisando e orientando temas relacionados à Metodologia da Pesquisa, teoria e práxis freiriana; etnorracialidade e educação. É docente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNNOVE) e Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas educacionais (PROGEPE) na mesma universidade. Desenvolve e orienta pesquisas nas linhas Metodologia da Aprendizagem e Práticas de Ensino (LIMAPE); Educação Popular e Culturas (LIPECULT). É membro do Conselho Internacional de Assessores do Instituto Paulo Freire, onde coordenou, de 2000 a 2010, a Universitas Paulo Freire (UNIFREIRE). É autor de obras para o Ensino de História, na Educação Básica, e de livros e artigos científicos em Educação. Dentre outros livros publicou: Paulo Freire, contribuiciones para la pedagogía,(Clacso, 2005); Valores e diálogos para uma cidade educadora (2010), História (4 volumes, para Educação de Jovens e Adultos); Jean-Ovide Decroly (2010) e Bogdan Suchodolski (2010), livros da Coleção Educadores, do MEC; Universidade Popular: teorias, práticas e perspectivas (Liber Livro, Instituto Paulo Freire, 2013); A ditadura espelhada (Liberlivro, 2014); Paulo Freire, um menino conectivo (Liberlivro, 2016), Paulo Freire e a educação das crianças.(2020), Educação: a importância do ato de reler. (2019). É um dos organizadores do livro Pedagogia do oprimido: o manuscrito (Liber Livro, Instituto Paulo Freire). Entre os projetos em que atuou como pesquisador, destacam-se: 1) Observatório da Educação (Obeduc): Universidade Popular no Brasil, financiado pela CAPES; 2) Programa Marco Interuniversitario Para La Equidad Y La Cohesión Social De Las Instituciones de Educación Superior En America Latina, Riaipe 3, no âmbito do Programa Alfa III, financiado pela Comissão Europeia para a cooperação exterior. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Ylê-Educare: educação e questões étnico-raciais".

Maria Aparecida Costa dos Santos, Universidade nos Centros Educacionais Unificados da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo (UniCEU)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). É professora efetiva de Educação Física, desde 2002, na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo. Atuou como formadora pedagógica, exercendo o cargo de Assistente Técnico Educacional (ATE), na Diretoria Regional de Educação do Campo Limpo. Tem experiência docente no Ensino Superior, lecionando disciplinas e desenvolvendo conteúdos para os cursos de Lattu Sensu na área pedagógica e na área de Educação Física. Membro do grupo de pesquisa "Ylê-Educare": educação e questões étnico-raciais, do CNPq e autora da obra "O Universo Hip-Hop e a fúria dos elementos - livro I", publicado em 2021, co-organizadora da obra "Dicionário da Cultura Antirracista", projeto do mencionado grupo de pesquisa em andamento. Ritmista do bloco Afro "Ilú Oba de Min - Educação, Cultura e Arte Negra", da cidade de São Paulo.

Citas

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Publicado

2024-11-11

Cómo citar

Silva e Silva, J. W., Ferreira Mafra, J., & Costa dos Santos, M. A. (2024). Caminos de la utopía de un proyecto: apuntes sobre los 20 años de educación de las relaciones étnico-raciales en Brasil (2003-2023). Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11587

Número

Sección

Artigos