Paths of the utopia of a project

notes on the 20 years of education of ethnic-racial relations in Brazil (2003-2023)

Authors

Keywords:

Anti-racist education, Paulo Freire, Centers for Afro-Brazilian and Indigenous Studies, Education of ethnic-racial relations, Law No. 10,639/2003

Abstract

This brief study aims to reflect on advances, setbacks, and perspectives perceived in the field of education of ethnic-racial relations (Erer), between 2003 and 2023, a period of many expectations due to the consolidation of Law No. 10,639/2003 and many other achievements of the country's black movements. Supported by the assumptions of the pedagogy of the oppressed, in particular, the denunciation/proclamation dialectic, indispensable to Freire's understanding of utopia, important historical moments of national politics were connected in order to denounce the reactions of Brazilian society to the advance of the conquests of its minority groups, but also to announce the overcoming of this reality, starting from, for example,  the institutionalization of Erer in schools and universities, the strengthening of the Centers for Afro-Brazilian and Indigenous Studies, and judicialization in cases of non-compliance with access to national socioeconomic, political, and cultural education, from ethnic-racial perspectives.

Author Biographies

José Walter Silva e Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (2022), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (2018), especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Pós-Graduação Olga Mettig (1998) e graduado em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1995). É servidor do campus avançado Cabedelo-Centro (CACC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), cedido em cooperação técnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), onde atuou como professor desde o ano de 2010. Nesta mesma instituição foi coordenador de extensão do campus Corrente, vice coordenador e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena e diretor geral do campus São João do Piauí, entre os anos de 2013 e 2019. No CACC do IFPB atua como professor, é coordenador do NEABI e membro das comissão de heteroidentificação do campus e dos processos seletivos no âmbito da Reitoria. Na cultura, realizou diversas atividades relacionadas com a produção e a gestão de blocos afros e afoxés. Foi vice-presidente do afoxé Filhos do Congo, assessorou o bloco afro Malê Debalê e foi conselheiro da Associação dos Afoxés da Bahia (Asaba). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Ylê-Educare: educação e questões étnico-raciais" e do Observatório dos Quilombos do Piauí. A tese "A consciência que vem do tambor: um olhar freiriano sobre a pedagogia afrocarnavalesca de Salvador", defendida em 2022, foi indicada para concorrer ao Prêmio Capes 2023.

Jason Ferreira Mafra, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutor (2007) e mestre (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado e licenciado em História pela Unisal. Desenvolveu, no doutorado, estudo sobre o conceito de conectividade em Paulo Freire. Tem experiência docente nas redes pública e privada, da Educação Básica e Superior, lecionando, pesquisando e orientando temas relacionados à Metodologia da Pesquisa, teoria e práxis freiriana; etnorracialidade e educação. É docente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNNOVE) e Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas educacionais (PROGEPE) na mesma universidade. Desenvolve e orienta pesquisas nas linhas Metodologia da Aprendizagem e Práticas de Ensino (LIMAPE); Educação Popular e Culturas (LIPECULT). É membro do Conselho Internacional de Assessores do Instituto Paulo Freire, onde coordenou, de 2000 a 2010, a Universitas Paulo Freire (UNIFREIRE). É autor de obras para o Ensino de História, na Educação Básica, e de livros e artigos científicos em Educação. Dentre outros livros publicou: Paulo Freire, contribuiciones para la pedagogía,(Clacso, 2005); Valores e diálogos para uma cidade educadora (2010), História (4 volumes, para Educação de Jovens e Adultos); Jean-Ovide Decroly (2010) e Bogdan Suchodolski (2010), livros da Coleção Educadores, do MEC; Universidade Popular: teorias, práticas e perspectivas (Liber Livro, Instituto Paulo Freire, 2013); A ditadura espelhada (Liberlivro, 2014); Paulo Freire, um menino conectivo (Liberlivro, 2016), Paulo Freire e a educação das crianças.(2020), Educação: a importância do ato de reler. (2019). É um dos organizadores do livro Pedagogia do oprimido: o manuscrito (Liber Livro, Instituto Paulo Freire). Entre os projetos em que atuou como pesquisador, destacam-se: 1) Observatório da Educação (Obeduc): Universidade Popular no Brasil, financiado pela CAPES; 2) Programa Marco Interuniversitario Para La Equidad Y La Cohesión Social De Las Instituciones de Educación Superior En America Latina, Riaipe 3, no âmbito do Programa Alfa III, financiado pela Comissão Europeia para a cooperação exterior. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Ylê-Educare: educação e questões étnico-raciais".

Maria Aparecida Costa dos Santos, Universidade nos Centros Educacionais Unificados da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo (UniCEU)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). É professora efetiva de Educação Física, desde 2002, na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo. Atuou como formadora pedagógica, exercendo o cargo de Assistente Técnico Educacional (ATE), na Diretoria Regional de Educação do Campo Limpo. Tem experiência docente no Ensino Superior, lecionando disciplinas e desenvolvendo conteúdos para os cursos de Lattu Sensu na área pedagógica e na área de Educação Física. Membro do grupo de pesquisa "Ylê-Educare": educação e questões étnico-raciais, do CNPq e autora da obra "O Universo Hip-Hop e a fúria dos elementos - livro I", publicado em 2021, co-organizadora da obra "Dicionário da Cultura Antirracista", projeto do mencionado grupo de pesquisa em andamento. Ritmista do bloco Afro "Ilú Oba de Min - Educação, Cultura e Arte Negra", da cidade de São Paulo.

References

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Published

2024-11-11

How to Cite

Silva e Silva, J. W., Ferreira Mafra, J., & Costa dos Santos, M. A. (2024). Paths of the utopia of a project: notes on the 20 years of education of ethnic-racial relations in Brazil (2003-2023). Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11587

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Artigos