Conversas Escolas-Universidades e Formação Docente: questões curriculares e articulações metodológicas nas pesquisas com os cotidianos

Authors

  • Alexandra Garcia Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

Saberes docentes, Currículos, Conversas, Pesquisa com cotidianos

Abstract

This article seeks to discuss the themes from conversations and meetings in the field of research with daily lives to think about curricular issues, formative processes and teaching knowledge. It recovers some of the contributions around the defense of conversations between researchers from this area and with their interlocutors and proposes to think that talking involves telling and listening to histories as a way of composing and interrogating what we know. It also articulates the theme with the contribution of theoretical notions of the new epistemologies that favor thinking aspects related to the potential of more collective and solidary formative processes. Methodologically works with narratives inspired in fundamentals from daily lives researches.

Author Biography

Alexandra Garcia , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), possui Mestrado em Educação pela mesma universidade (2003). É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Professora Visitante no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMINHO/Braga/Portugal) de dezembro de 2021 a abril de 2022 como Bolsista Professora Visitante Sênior CAPES/PRINT. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (PPGedu/FFP) e do PROPEd-UERJ, exercendo a coordenação Adjunta  e  Procientista (UERJ).

References

ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.23, Aug. 2003.

ALVES, N; OLIVEIRA, Inês Barbosa. (Orgs.). Pesquisa nosdoscom os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.

CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p.319.

CARVALHO, J. M. Potência das redes de conversações na formação continuada com osprofessores. In: SUSSEKIND, M. L e GARCIA, A. Universidade-Escola: diálogos e formação de professores. Petrópolis: DPetrus et Alli, 2011.

COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro? Marisa Vorraber Costa (org.) – Rio de Janeiro: DP & A, 2003.

FERRAÇO, C. E. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, R. L (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. RJ: DP&A, 2003.

GARCIA, A.. Esboços e composições cotidianas: currículos, políticas e matizes na formação de professores. In: SÜSSEKIND, M. L; GARCIA, A.. (Org.). Universidade-Escola: diálogos e formação de professores. 1ªed.Petrópolis: De Petrus et Alli, 2011, v. , p. 37-56.

GARCIA, A. O encontro nos processos formativos: questões para pensar a pesquisa e a formação docente com as escolas. Anais da 37a Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: regulação e emancipação no cotidiano escolar. 2003

MOREIRA, Maria. Alfredo. Quebrando os silêncios das histórias únicas: As narrativas profissionais como contranarrativas na investigação e formação em supervisão. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 11–29, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/43. Acesso em: 3 Mar. 2023

OLIVEIRA, IB Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo. Educ. Soc., vol.28, no.98, p.47-72, abr 2007. ISSN 0101-7330

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante – Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SANTOS, B.S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências.

Revista Crítica de Ciências Sociais, 63:237-280, 2002.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In Santos, B. S.; Menezes, M. P. (orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010a, p. 31-83.

SANTOS, B. S. Metodologias pós-abissais: Descolonização cognitiva: uma introdução. In: O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. cap. 6, p. 161-210. ISBN 978-85-513-0484-6.

Published

2023-12-30

How to Cite

Garcia , A. . (2023). Conversas Escolas-Universidades e Formação Docente: questões curriculares e articulações metodológicas nas pesquisas com os cotidianos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11183. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11183

Issue

Section

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.