Salas de acolhimento do ProJovem: reflexões acerca do direito à educação

Autores

  • Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiz Carlos Gil Esteves Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Na ocasião em que a sociedade se mobiliza visando à institucionalização de espaços para receber crianças de famí­lias que trabalham e/ou estudam à noite, este artigo apresenta os resultados de pesquisa acerca do processo de implantação, em 2012, das chamadas salas de acolhimento para os filhos dos estudantes do ProJovem Urbano, demanda nacional desde o iní­cio do Programa, em 2005. A metodologia articula abordagens quantitativas e qualitativas, em estudo de caso no municí­pio de Itaboraí­ (RJ). Os resultados mostram que tais salas são instrumento de apoio bastante eficiente para a permanência dos jovens na escola, mas não se configuram a única solução para a evasão observada. A expectativa é que as recomendações aqui presentes subsidiem ações similares visando à permanência escolar, considerando a importância que esses equipamentos assumem para aqueles que são privados do direito à educação, por não terem com quem deixar seus filhos enquanto estudam. Palavras-chave: Direito à educação. Educação de jovens e adultos. Juventude. ProJovem Urbano. Salas de acolhimento.

Biografia do Autor

Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, bolsista CAPES e Assistente de Pesquisa do Núcleo Juventude: polí­ticas públicas, processos sociais e educação da Unirio.

Luiz Carlos Gil Esteves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor e pesquisador da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2005) e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993). Graduado em Comunicação Social pelo Centro Unificado Profissional - CUP (1980) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1982). Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes campos: polí­ticas públicas, juventude, pesquisa e avaliação de programas governamentais, formação docente, educação básica e financiamento da educação.

Publicado

15-05-2020

Como Citar

Ferreira, R. G. da F., & Esteves, L. C. G. (2020). Salas de acolhimento do ProJovem: reflexões acerca do direito à educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 343–371. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6070

Edição

Seção

Artigos