“Quando me chamaram para reger aquela orquestra, eu estava me tremendo toda”: multiletramento musical no 1 ° ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Alfabetização. Multiletramentos. Multiletramento Musical. Música. Ensino Fundamental.Resumo
Este artigo investiga quais sentidos os multiletramentos podem assumir no processo de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental quando mediados pela educação musical. A pesquisa foi realizada em 2023, em uma turma de 1º ano da Escola Municipal Professor Paulo de Almeida Campos, em Niterói-RJ. O objetivo foi compreender como os multiletramentos podem potencializar a alfabetização, promovendo múltiplas linguagens, práticas dialógicas e vínculos com o cotidiano sociocultural dos estudantes. Como fundamentos, adotamos os multiletramentos e a pesquisa com a experiência, utilizando conversas com os estudantes, produções textuais e artísticas, além de registros fotográficos e audiovisuais. Os resultados indicam que a experiência rompeu com práticas transmissivas, favorecendo autoria, escuta ativa e protagonismo infantil. Concluímos que os multiletramentos mediados pela música fortalecem processos formativos e constituem um caminho promissor para formar sujeitos críticos, criativos e participativos.
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