“ESCOLAS DO FUTURO” DE FLORIANÓPOLIS E LETRAMENTO DIGITAL

O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS NORMATIVOS?

Autores

Palavras-chave:

Letramento Digital, Ensino Fundamental, Pesquisa Documental, Escola do Futuro

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar qual o conceito de Letramento Digital que fundamenta a política educacional que institui as “Escolas do Futuro” pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Para isto, recorrendo ao método da Análise de Conteúdo, analisamos os documentos relacionados a esta política educacional, articulando-os aos Projetos Político Pedagógicos - PPP - das quatro “Escolas do Futuro”. Constatamos que o conceito de Letramento Digital apresenta diferentes configurações: nos dois documentos publicados pela Secretaria Municipal de Educação e nos PPP(s) de duas Escolas do Futuro, Letramento Digital é considerado como uma das linguagens que serão desenvolvidas no intuito de formar indivíduos autônomos e críticos, enquanto que nos outros dois PPP(s) o conceito nem chega a ser mencionado. Diante disto, verifica-se a necessidade de promoção de ações, tanto práticas como teóricas que fundamentem as práticas educativas de maneira consciente, consistente e emancipatórias.

 

 

Biografia do Autor

Patricia Amelia Martins Palharin, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

É graduada em Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021) e mestra em Educação pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, com bolsa PROMOP. Faz parte do grupo de pesquisa Educaciber/UDESC desde 2022.

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina

É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestre em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutora em Educação pela Université Pierre Mendes France II (2001). Foi Presidente e Diretora Técnico-Científico da Fundação Escola de Governo ENA. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação— PPGE/UDESC e em Administração — ESAG/UDESC. Realizou Estágio Pós- -Doutoral na Université Aix-Marseille, na França, e Estágio Pós-doutoral na Universitat de Barcelona, na Espanha, em 2015. Foi professora convidada da Università degli Study di Firenze. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, com os seguintes temas: Educação e Cibercultura, Tecnologias Digitais na Educação, Teoria Ator-Rede, Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital, Competências Digitais Docentes

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Publicado

12-12-2025

Edição

Seção

Seção temática 2025: literacias