PROCESSOS DE MEDIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Mediação.

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar estudos sobre os processos mediacionais ocorridos no ambiente escolar, com foco na alfabetização e no letramento nos anos iniciais, por meio de uma revisão bibliográfica. As buscas ocorreram nas plataformas BDTD, SciELO e CAPES, usando os descritores “mediação pedagógica ou professor mediador”, “alfabetização ou letramento” e “anos iniciais do ensino fundamental”. Buscou-se fundamentar-se nos estudos de Magda Soares, Vygotsky e outros. Os estudos analisados destacam possibilidades de aprendizagem associadas à mediação nos processos de alfabetização e de letramento. Os resultados evidenciam a relevância das mediações realizadas tanto por professores quanto por meio de instrumentos pedagógicos na apropriação do conhecimento. Conclui-se que os processos de mediação contribuem para que os estudantes compreendam a importância do letramento e interajam de forma mais reflexiva com os textos, entendendo sua função social e sua aplicação nos contextos sociais.

Biografia do Autor

Juliana Lourenço, Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu - PR (PPGEn/ UNIOESTE). Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. Possui especialização em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Educacional, Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia. Atualmente é Professora dos anos iniciais do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e trabalho docente (GEPEMTD). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor em Ciências - Área de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP e Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP . Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Saúde Pública em Região de Fronteira - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Atua como pesquisador na Universidade de São Paulo-USP e, é professor - pesquisador (Associado - B) na Graduação e Pós-graduação (Stricto Sensu) na Unioeste, nas disciplinas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (graduação) e Estudos Epidemiológicos (Pós-graduação). Professor Visitante na Universidad Nacional de Misiones - Argentina (Maestría en Salud Pública y Enfermedades Transmisibles). Foi Bolsista pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). Desenvolve suas atividades no campo da Saúde Pública, com foco em Epidemiologia, atuando principalmente nos temas a seguir: Métodos Epidemiológicos, Pesquisa Operacional em Saúde e Epidemiologia de Doenças Transmissíveis Emergentes e Reemergentes em região de fronteira internacional. Tem experiência de campo, pesquisa e ensino em tuberculose, hanseníase, Covid-19, Atenção Primária em Saúde e vigilância epidemiológica.

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Publicado

12-12-2025

Edição

Seção

Seção temática 2025: literacias