Educação, tecnologias digitais e e-Cidadania: um olhar para os direitos humanos, formação crítica e democracia
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.2025v220032Palavras-chave:
e-Cidadania, Tecnologias digitais na educação, Democracia, Direitos HumanosResumo
Este estudo foi desenvolvido a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão, reunindo as bibliografias e discussões desenvolvidas na disciplina intitulada “Democracia, formação de professores e tecnologias em contextos emergentes” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFG), na pesquisa “Qualidade e regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância”. Vincula-se às discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/CNPQ), com contribuições do projeto de extensão “Formação e Estudos em Educação e Democracia”. Tem por objetivo refletir sobre a importância das tecnologias digitais nos processos educacionais na perspectiva da formação humana e democrática no contexto da e-Cidadania para conscientizar sobre o uso crítico das tecnologias para a superação das desigualdades e para a justiça social. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica. Conclui-se que é imprescindível a formação para o uso crítico das tecnologias nos processos educacionais para reduzir as desigualdades e lutar por uma sociedade digital mais justa e igualitária, garantindo, assim, os direitos universais dos cidadãos.
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