Tecnologias digitais assistivas para discentes com deficiência visual
inclusão e direitos humanos
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Tecnologia de Acessibilidade, Direitos FundamentaisResumo
O uso de tecnologias digitais de acessibilidade (TDA) e a educação inclusiva são direitos humanos fundamentais de sujeitos com deficiência visual (DV), como preconiza a legislação e a Organização dos Direitos Humanos, que se empenha pela proteção desses direitos e a extinção de suas violações. Para problematizar a temática, este estudo se fundamenta na legislação nacional referente à educação inclusiva e investiga as TDA em uso por alunos no ensino para traçar um panorama sobre os desafios e perspectivas da garantia dos direitos humanos de alunos com DV no Brasil. Apesar dos avanços positivos relacionados à educação inclusiva normatizados no Brasil desde a Constituição Federal e, principalmente, na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é possível enxergar barreiras e desafios ao desenvolvimento integral dos alunos com DV: a falta de formação dos profissionais da educação sobre inclusão; pouco conhecimento acerca das TDA para alunos com DV por parte dos docentes; e a urgente ampliação dos recursos tecnológicos escolares. Ainda assim, vê-se que a temática é cada vez mais explorada pela comunidade científica, e com o aporte teórico das políticas públicas de inclusão de alunos com DV, a perspectiva para a garantia dos direitos humanos na área educacional para esses alunos é positiva.
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