Formação de professores e educação escolar inclusiva: Um olhar para o sujeito com deficiência visual

Autores

  • Cleusa Inês Ziesmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marli Dallagnol Frison Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou um processo de formação continuada de professores de educação básica, estudantes e técnicos de uma universidade federal inseridos em um projeto de extensão que tratou da escrita e da leitura Braile. Tal projeto, objeto desta pesquisa, foi coordenado por uma docente que atuava em uma universidade federal da Fronteira Sul, cuja intencionalidade era promover espaços coletivos de estudo e discussão sobre a educação inclusiva de sujeitos com deficiência visual. O referido projeto foi desenvolvido no perí­odo de maio a novembro de 2014, com encontros semanais de 4 horas, os quais foram registrados em audiogravação e transcritos, constituindo-se na principal fonte de dados desta investigação. A pesquisa é qualitativa e se insere na modalidade Estudo de Caso. Os resultados apontam para a necessidade de mudança nas concepções sobre a cegueira, as quais concebem essa condição por meio da subtração da experiência visual, reduzindo a pessoa cega à falta de visão, a fim de compreender que essa condição produz a reestruturação de toda atividade psí­quica. Apontam, também, para a importância de ações de extensão na qualificação do ensino e na formação para o ensino. A análise contou com o apoio de teóricos como Maria Teresa Mantoan, Enicéia Mendes, que dialogam sobre a educação inclusiva, e Maurcie Tardif, Lev Vygotsky, José Bueno e Francisco Imbernón, dentre outros, que trazem importantes contribuições sobre a formação docente e a educação escolar para crianças com deficiência.

Biografia do Autor

Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutoranda em Educação pelo Programa de Doutorado da Pontí­fica Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação nas Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Violência - GRUPEV (PUCRS) e Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos, Movimentos e Instituições da UFFS de Cerro Largo/RS. E-mail: cleusa.ziesmann@uffs.edu.br

Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Doutorado da Unesp. Doutora em Educação nas Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da UFRGS. Mestre em Educação nas Ciências, pela Unijuí­. Professora do Departamento de Ciências da Vida e do PPGEC da Unijuí­. Membro do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/Unijuí­ e do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação da Unesp. marlif@unijui.edu.br

Publicado

26-05-2017

Como Citar

Ziesmann, C. I., & Frison, M. D. (2017). Formação de professores e educação escolar inclusiva: Um olhar para o sujeito com deficiência visual. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 74–94. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1834

Edição

Seção

Artigos