As tecnologias digitais de informação e comunicação e a didática multidimensional: por uma ressiginifcação necessária
Resumo
Este artigo apoia-se na concepção da Didática Fundamental, defendida por Vera Candau (1983), e da Didática Multidimensional, proposta por Franco e Pimenta (2016), ressignificando o debate à luz do reconhecimento da presença e importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) em nossas vidas e no contexto educacional. Baseando-se em estudos da área de Didática (CRUZ, 2017; LIBANEO, 2015; GATTI, 2014; 2017), e da Educação e Tecnologia, situados especialmente nas abordagens críticas (POSTMAN,1996; SELWIN, 2016; 2017), verifica-se que algumas linhas são imperativas na tentativa de uma Didática que afirma a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem sob os processos de tecnologização nos ambientes educacionais: 1) a profunda formação teórica docente em Didática, no sentido de incorporar a reflexão crítica e plural sobre as TDIC, de modo que a dimensão crítica, técnica e prática de sua formação seja reatualizada; 2) a investigação sobre as perspectivas teórico-conceituais presentes nas políticas educacionais programáticas para as TDICS e sua utilização didática; 3) como desdobramento dessas reflexões humanas e políticas defende-se no campo da didática a inter-relação permanente da dimensão político-social com a experimentação de práticas didáticas (concepção, desenvolvimento, avaliação, registro e compartilhamento) sob as TDICS, como possibilidade e reflexão crítica, tanto no âmbito das IES como nos sistemas de ensino. Tal movimento teria o potencial de melhor orientar a hoje dispersa incorporação das tecnologias digitais nos sistemas educativos, bem como facilitar a utilização de produtos tecnológicos pelos alunos, em diversos sentidos: primeiro, retomando a correlação entre as dimensões humana, técnica, política e social como central na proposição da Didática, em ruptura com o que massifica e homogeneíza os processos educacionais, ensejando professores para que sejam capazes de produzir um ambiente que favoreça o desenvolvimento humano num mundo marcado pelas transformações advindas das tecnologias; segundo, valorizando a ação discente de modo a orientar para a autorregulação de sua aprendizagem numa perspectiva crítica. Palavras-chave: Didática. Multidimensionalidade. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Formação de professores.Downloads
Publicado
06-12-2019
Como Citar
Santos, S. R. M. dos, & Ferreira, D. (2019). As tecnologias digitais de informação e comunicação e a didática multidimensional: por uma ressiginifcação necessária. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 12–31. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7286
Edição
Seção
Artigos