As tecnologias digitais de informação e comunicação e a didática multidimensional: por uma ressiginifcação necessária

Autores

  • Sonia Regina Mendes dos Santos UNESA
  • Diego Ferreira

Resumo

Este artigo apoia-se na concepção da Didática Fundamental, defendida por Vera Candau (1983), e da Didática Multidimensional, proposta por Franco e Pimenta (2016), ressignificando o debate à luz do reconhecimento da presença e importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) em nossas vidas e no contexto educacional. Baseando-se em estudos da área de Didática (CRUZ, 2017; LIBANEO, 2015; GATTI, 2014; 2017), e da Educação e Tecnologia, situados especialmente nas abordagens crí­ticas (POSTMAN,1996; SELWIN, 2016; 2017), verifica-se que algumas linhas são imperativas na tentativa de uma Didática que afirma a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem sob os processos de tecnologização nos ambientes educacionais: 1) a profunda formação teórica docente em Didática, no sentido de incorporar a reflexão crí­tica e plural sobre as TDIC, de modo que a dimensão crí­tica, técnica e prática de sua formação seja reatualizada; 2) a investigação sobre as perspectivas teórico-conceituais presentes nas polí­ticas educacionais programáticas para as TDICS e sua utilização didática; 3) como desdobramento dessas reflexões humanas e polí­ticas defende-se no campo da didática a inter-relação permanente da dimensão polí­tico-social com a experimentação de práticas didáticas (concepção, desenvolvimento, avaliação, registro e compartilhamento) sob as TDICS, como possibilidade e reflexão crí­tica, tanto no âmbito das IES como nos sistemas de ensino. Tal movimento teria o potencial de melhor orientar a hoje dispersa incorporação das tecnologias digitais nos sistemas educativos, bem como facilitar a utilização de produtos tecnológicos pelos alunos, em diversos sentidos: primeiro, retomando a correlação entre as dimensões humana, técnica, polí­tica e social como central na proposição da Didática, em ruptura com o que massifica e homogeneí­za os processos educacionais, ensejando professores para que sejam capazes de produzir um ambiente que favoreça o desenvolvimento humano num mundo marcado pelas transformações advindas das tecnologias; segundo, valorizando a ação discente de modo a orientar para a autorregulação de sua aprendizagem numa perspectiva crí­tica. Palavras-chave: Didática. Multidimensionalidade. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Formação de professores.

Biografia do Autor

Sonia Regina Mendes dos Santos, UNESA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e realizou seu Pós-Doutorado em Educação na USP(2011). Professora Associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Atuou nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação,Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas lecionando as disciplinas de Didática, Currí­culo, Avaliação Educacional e Estágio Supervisionado. Foi professora adjunta da Unigranrio, ocupando a função de Pro-reitora Comunitária e de Extensão de 2004 a 2018. Atualmente, é professora adjunta do Programa de pós-graduação em Educação- Mestrado e Doutorado da Universidade Estácio de Sá. Compõe o quadro de avaliadores de cursos de graduação junto ao INEP. Dedica-se a pesquisas nas áreas de formação de professores , tecnologias educacionais e extensão universitária. Ocupa a presidência do Fórum de Extensão Universitária das IES particulares ( FOREXP) com mandato até 2019.

Downloads

Publicado

06-12-2019

Como Citar

Santos, S. R. M. dos, & Ferreira, D. (2019). As tecnologias digitais de informação e comunicação e a didática multidimensional: por uma ressiginifcação necessária. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 12–31. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7286

Edição

Seção

Artigos