Ensino remoto na pandemia da COVID-19: desigualdades e implicações na saúde de universitários com deficiência

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Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Saúde de Universitários, Psicologia Sócio-Histórica

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as implicações do ensino remoto na saúde de universitários com deficiência durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa. Utilizamos a análise de conteúdo para organizar os dados a partir da aplicação de um questionário, via Google Forms, com 33 universitários vinculados a uma universidade da região Nordeste do país. Os dados foram analisados a partir da Psicologia Sócio-Histórica e apontam a falta de acessibilidade dos AVAs, a dificuldade do uso das tecnologias digitais, a sobrecarga de trabalhos acadêmicos, a falta de apoio institucional, o enfrentamento de estresse, ansiedade, oscilações de humor, alterações de apetite e sono, além da dificuldade de concentração. Concluímos que o NAC e o acompanhamento psicológico são recursos fundamentais de apoio à saúde mental e à aprendizagem de universitários com deficiência.

Biografia do Autor

Raíssa Matos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ).

Rosiane Oliveira de Amorim, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora de Educação Física na Rede Pública de Educação de Alagoas.

Suzy Kamylla de Oliveira Menezes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora de Informática do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Palmeira dos Índios.

 

Neiza de Lourdes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto. Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e no Doutorado), do CEDU/UFAL e no curso de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), do IEFE/UFAL.

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Publicado

16-12-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)