“Mas você não é dessa cor, você é marrom!” A leitura de mundo das crianças e a educação antirracista na Educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação infantil. Escuta. Leitura de mundo. Educação antirracista. Relações raciais.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a leitura de mundo das crianças sobre as questões raciais e como essa percepção pode contribuir para a construção de uma educação antirracista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica, que adotou como instrumentos metodológicos: observação participante, registros escritos, gravações audiovisuais e entrevistas. O referencial teórico contou com os estudos da sociologia da infância e das relações étnico-raciais. Os resultados revelam que as crianças, em suas leituras de mundo, reconhecem diferenças e semelhanças raciais, ora reproduzindo estereótipos ora afirmando seu pertencimento racial, o que mostra a influência de uma sociedade estruturalmente racista que atravessa o universo infantil. Conclui que escutar as crianças é uma oportunidade para abordar as questões raciais e que suas leituras de mundo são fundamentais para a construção de uma educação antirracista.

Biografia do Autor

Eliane Cristina Uzeloto Enumo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Santo André, atuante na Educação Infantil pré- escolar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação- GEPIDE/USCS da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e participante do projeto de pesquisa Infâncias, Educação e Interculturalidade.

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS) . Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação - GEPIDE (PPGE-USCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire - GEPPF (PPGE-USCS). Atua nos seguintes temas: educação infantil, epistemologia freiriana, interculturalidade, relações de gênero, relações étnico-raciais, formação docente.

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Publicado

29-12-2024

Como Citar

Uzeloto Enumo, E. C., & da Silva, M. R. P. (2024). “Mas você não é dessa cor, você é marrom!” A leitura de mundo das crianças e a educação antirracista na Educação infantil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11377

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Artigos