“Mas você não é dessa cor, você é marrom!” A leitura de mundo das crianças e a educação antirracista na Educação infantil
Palavras-chave:
Educação infantil. Escuta. Leitura de mundo. Educação antirracista. Relações raciais.Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a leitura de mundo das crianças sobre as questões raciais e como essa percepção pode contribuir para a construção de uma educação antirracista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica, que adotou como instrumentos metodológicos: observação participante, registros escritos, gravações audiovisuais e entrevistas. O referencial teórico contou com os estudos da sociologia da infância e das relações étnico-raciais. Os resultados revelam que as crianças, em suas leituras de mundo, reconhecem diferenças e semelhanças raciais, ora reproduzindo estereótipos ora afirmando seu pertencimento racial, o que mostra a influência de uma sociedade estruturalmente racista que atravessa o universo infantil. Conclui que escutar as crianças é uma oportunidade para abordar as questões raciais e que suas leituras de mundo são fundamentais para a construção de uma educação antirracista.
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