Desafios, estratégias e perspectivas de internacionalização em casa: impactos da pandemia em uma universidade alemã
Palavras-chave:
Internacionalização em casa, Educação Superior, Cenário pós-pandemiaResumo
Esta pesquisa de natureza qualitativa e exploratória teve como objetivo analisar os impactos da pandemia em dois programas de internacionalização em uma universidade alemã. Utilizamos para a produção dos dados a entrevista semiestruturada em ambiente virtual e a técnica de análise de conteúdo. Participaram do estudo duas coordenadoras dos programas de internacionalização e um diretor do departamento de internacionalização. Como principais resultados destacamos o desafio na implementação de bolsas de estudo, workshops presenciais, e visitas a universidades parceiras durante o período de pandemia, resultando em atrasos e adaptações dos programas em andamento. Contudo, evidenciamos uma ascendência da perspectiva de internacionalização em casa, com estratégias centradas na mobilidade virtual, cursos online, cooperação acadêmica e de pesquisa e conferências virtuais.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016.
COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA. Ofício Circular nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf. Acesso em: 07 dez. 2023
CORTE, Marilene Gabriel Dalla; MOROSINI, Marilia Costa; FELICETTI, Vera Lucia. Internacionalização da educação superior na perspectiva sul-sul: movimentos e contextos emergentes em tempos pandêmicos. Revista Internacional de Educação Superior, v. 8, 2022.
DE WIT, Hans; DECA, Ligia; HUNTER, Fiona. Internationalization of higher education—What can research add to the policy debate? [overview paper]. The European higher education area: Between critical reflections and future policies, p. 3-12, 2015.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009.
LEASK, Betty. Internationalizing the curriculum in the disciplines—Imagining new possibilities. Journal of Studies in International Education, v. 17, n. 2, p. 103-118, 2013.
SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e debate em Educação, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, 2020.