Desafios, estratégias e perspectivas de internacionalização em casa: impactos da pandemia em uma universidade alemã

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização em casa, Educação Superior, Cenário pós-pandemia

Resumo

Esta pesquisa de natureza qualitativa e exploratória teve como objetivo analisar os impactos da pandemia em dois programas de internacionalização em uma universidade alemã. Utilizamos para a produção dos dados a entrevista semiestruturada em ambiente virtual e a técnica de análise de conteúdo. Participaram do estudo duas coordenadoras dos programas de internacionalização e um diretor do departamento de internacionalização. Como principais resultados destacamos o desafio na implementação de bolsas de estudo, workshops presenciais, e visitas a universidades parceiras durante o período de pandemia, resultando em atrasos e adaptações dos programas em andamento. Contudo, evidenciamos uma ascendência da perspectiva de internacionalização em casa, com estratégias centradas na mobilidade virtual, cursos online, cooperação acadêmica e de pesquisa e conferências virtuais.

Biografia do Autor

Isabela Vieira Barbosa, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES, da linha de pesquisa Formação de professores, políticas e práticas educativas. Foi bolsista CAPES no Doutorado Sanduíche realizado na Pädagogische Hochschule Weingarten, Alemanha (2022-2023).

Andreza Cipriani, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, na linha de pesquisa de Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES).

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora e Pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES/UNICAMP. 

Referências

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

Barbosa, I. V. ., Cipriani, A., & Heinzle, M. R. S. . (2024). Desafios, estratégias e perspectivas de internacionalização em casa: impactos da pandemia em uma universidade alemã . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10766. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11343

Edição

Seção

Artigos